09 de dezembro de 2024
Câmara de Arujá promove palestras para Semana da Pessoa com Deficiência
Encontros promoverão a discussão sobre o desenvolvimento de crianças PCDs
“A importância da família para o desenvolvimento das crianças” será o tema das palestras que devem ocorrer nos dias 12 e 13 de dezembro, na Câmara e na APAE, em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência, instituída pela Lei nº 3.537, de 2022.
A primeira etapa da programação está marcada para quinta-feira (12/12), no plenário da Câmara Municipal, a partir das 9h. Já na sexta-feira (13/12), o evento ocorrerá na sede da Apae de Arujá, localizada na Av. João Manoel, 840 – Centro, das 9h às 12h.
O evento foi anunciado em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (9/12). Na ocasião, Divinei destacou a importância de eventos de conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência (PCD), como o que ocorrerá, para promover a inclusão social, sensibilizar a sociedade e garantir que os direitos dessa população sejam respeitados e ampliados.
Na sequência, o vereador Abelzinho (PL), também autor do projeto que deu origem à Semana PCD, destacou a importância de eventos dessa natureza para trazer a população para a Casa de Leis e participar dos debates sobre inclusão.
Para ambos os dias, estão confirmadas palestras dos terapeutas Rogerio Aparecido da Silva, Anselmo Ferreira Santos e Juliana Marques Souza. Os palestrantes darão uma perspectiva acerca do papel da família no tratamento, desenvolvimento e na busca por garantia de direitos para crianças com deficiência, além de abordar assuntos relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), Paralisia Cerebral (PC) e reabilitação motora.
Semana PCD
A Semana da Pessoa Com Deficiência foi instituída através do Projeto de Lei nº 154/2022, de autoria dos vereadores Divinei da Silva (PL) e Abel Franco Larini (PL), sendo sancionado como Lei Ordinária (nº 3.537), em 1º de dezembro de 2022.
Essa semana tem o objetivo de conscientizar sobre as necessidades específicas de políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência, como a promoção de atividades sobre a temática e geração de oportunidades de trabalho, esporte e lazer para PCDs, além de promover parcerias com entidades públicas e privadas e trabalhos educativos, relacionados ao tema.
Publicado em: