Notícias

10 de janeiro de 2025

Presidenta da Câmara apresenta planejamento para primeiros 100 dias de gestão

Ações de aproximação da população com o Legislativo e protagonismo da mulher foram elencadas

Visualize fotos

Em sua primeira coletiva de imprensa à frente da Câmara Municipal, Profª Cris (PSD), primeira mulher a presidir a Casa de Leis, apresentou as ações planejadas para os primeiros 100 dias de gestão.

Inicialmente, a parlamentar destacou que dará andamento às ações de comemoração aos 65 anos de história da Câmara de Arujá com a prorrogação da exposição “CMA: 65 anos construindo cidadania”, que será reaberta ao público na próxima segunda-feira (13/01).

Profª Cris também anunciou a retomada das inserções publicitárias com a mesma temática. Além da publicidade institucional, os documentos oficiais da Câmara trarão o selo em comemoração ao marco histórico, conforme também anunciou a pessedista.

Outro eixo de atuação da Câmara nos primeiros meses do ano serão as ações de aproximação do Legislativo com a população. Nesse sentido, foi anunciado a implementação do programa Câmara nos Bairros. Por meio de reuniões públicas itinerantes, a partir de março, a população terá a chance de transmitir diretamente aos legisladores suas demandas.

Outra ação anunciada foi a retomada das visitas de alunos das escolas públicas e particulares de Arujá ao prédio da Câmara. A medida visa apresentar o universo legislativo e sua importância na vida em sociedade de forma lúdica a crianças e adolescentes.

Já para o início de fevereiro, ficou programada a criação do projeto CMA 360º, uma ferramenta interativa que permitirá ao público realizar uma tour virtual guiada no prédio legislativo.

Outro ponto anunciado na coletiva foi a retomada dos trâmites para instalação da TV Câmara de Arujá, ferramenta dedicada a ampliar através de programação audiovisual a participação da população no processo legislativo, garantindo a transparência e divulgação dos atos dos vereadores.

Na linha de transparência, Profª Cris também anunciou a revista semestral que será distribuída à população focada em apresentar a prestação de contas das atividades legislativas.

Mudanças administrativas

Já na primeira semana de presidência, Cris determinou o uso obrigatório de crachás de identificação aos servidores, estagiários e vereadores da Casa de Leis. O objetivo, segundo ela, é ampliar a segurança no prédio e garantir um melhor atendimento à população, que poderá identificar por quem é atendida.

Protagonismo da Mulher

A presidenta anunciou ainda a nomeação da vereadora Ana do Esporte (PSD), como nova Procuradora da Mulher para o exercício de 2025. Oficialmente no exercício do cargo desde 2 de janeiro, a solenidade de posse simbólica deve integrar a programação do mês da mulher, em março.

Por fim, a criação de uma Frente Parlamentar Feminina das Câmara Municipais do Alto Tietê foi elencada como uma das ações previstas para fortalecer a representação feminina nas câmaras municipais da região e promover políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, o empoderamento da mulher e inclusão social na região.

Imagem: Acervo Câmara 



Publicado em: