26 de junho de 2025
Vereadores acompanham lançamento de programa de acolhimento humanizado para mulheres em luto perinatal
Iniciativa de Maternidade de Arujá busca oferecer empatia, cuidado e suporte emocional a pacientes que enfrentam perdas gestacionais
A Maternidade Dalila Ferreira Barbosa lançou na terça-feira (24/6) o Projeto Manada, iniciativa pioneira no Alto Tietê que visa oferecer atendimento humanizado a mulheres internadas que sofreram perda perinatal — incluindo perdas gestacionais e entrega voluntária para adoção.
Com base em um protocolo de acolhimento sensível e empático, o projeto envolve desde a alocação das pacientes em espaços sinalizados discretamente com o símbolo de um elefante, até a entrega de cartões de acalento na alta hospitalar. Todo o corpo profissional será capacitado para agir com empatia e respeito, considerando as particularidades de cada caso.
“A perda perinatal gera um impacto imenso não só nos pais e familiares, mas também nos profissionais de saúde. Muitas vezes, os colaboradores não sabem como agir, o que dizer ou de que forma acolher essa paciente. Percebemos, então, a urgência de uma estrutura que oriente o atendimento e prepare emocionalmente todos os envolvidos, sem desumanizar o processo”, explicou Priscila Franco Araújo, superintendente do Hospital Dalila.
O nome “Manada” faz referência ao luto coletivo dos elefantes, simbolizando cuidado, dor e despedida com dignidade. A ação foi desenvolvida por Priscila Franco Araújo, Débora Doreto e Leiliane Chagas, e o lançamento contou com a presença de autoridades municipais, como vereadores e representantes de entidades voltadas à saúde e proteção das mulheres.
A presidente da Câmara, vereadora Professora Cris (PSD), destacou a importância do projeto: “É muito gratificante saber que nossa cidade está sendo pioneira nessa iniciativa. Vocês estão de parabéns pelo carinho e dedicação em cuidar da gente. Falo como mãe e como mulher: esse acolhimento é essencial para todas nós, especialmente em momentos tão delicados”, discursou.
O lançamento do projeto contou ainda com a presença dos vereadores Professor Danilo (PSD), Divinei (PL), Tiago Ursão (MDB) e Juvenildo (PP), além das conselheiras tutelares Cássia, Ione e Silandra, da coordenadora da Casa Azul e Rosa, Daniela, e de Ana Poli, da Diretoria da Mulher de Arujá.
Publicado em: