Notícias

27 de junho de 2025

Vereador propõe pacote de ações para fortalecer o esporte em Arujá

Centro de Excelência Esportiva, programa de bolsas para atletas de alto rendimento e incentivo ao E-Sporte estão entre as propostas apresentadas por Caio Mãos Solidárias

Visualize fotos

A valorização do esporte como instrumento de desenvolvimento social e formação de talentos esteve no centro das propostas apresentadas pelo vereador Caio Mãos Solidárias (União) durante a Sessão Ordinária da última segunda-feira (23/6). O parlamentar defendeu a implementação de dois programas voltados ao incentivo do esporte de alto rendimento e também a criação de uma data oficial para celebrar o E-Sporte na cidade.

Na Tribuna, Caio solicitou apoio dos demais vereadores para aprovação de duas emendas aditivas de sua autoria ao Projeto de Lei nº 14/2025, que trata da LDO 2026 (Lei de Diretrizes Orçamentárias). As propostas têm como objetivo ampliar o investimento no esporte local e criar mecanismos de apoio direto aos atletas arujaenses.

A Emenda Aditiva nº 11/2025 prevê a criação do Programa Esportivo Atletas de Alto Rendimento, que inclui a implantação de um Centro de Excelência Esportiva no município. A unidade deverá contemplar diversas modalidades olímpicas e oferecer estrutura adequada para treinamentos, acompanhamento físico e técnico, além de viabilizar a participação de atletas em competições.

Já a segunda proposta trata da criação do Programa Bolsa Atleta Arujá, que busca fornecer apoio financeiro e estrutural aos esportistas locais, garantindo melhores condições para treinamento e desenvolvimento nas suas respectivas modalidades. “Arujá é um celeiro de grandes atletas e é inaceitável que eles tenham que sair da cidade para buscar oportunidades em outros lugares”, afirmou o vereador.

E-Sportes em pauta

Ainda durante a sessão, foi aprovado em 1ª discussão o Projeto de Lei nº 38/2025, também de autoria de Caio, que propõe a inclusão do Dia Municipal do Esporte Eletrônico (E-SPORTES) no calendário oficial do município. A data deverá ser celebrada anualmente no último sábado do mês de junho, promovendo e incentivando a prática de competições eletrônicas, tanto online quanto presenciais.



Publicado em:

Publicado por: