Notícias

02 de setembro de 2025

Arujá realiza operação de remoção e organização de fiação em postes

Iniciativa foi articulada e acompanhada pelo vereador Tiago Ursão

Visualize fotos

Arujá realizou nesta terça-feira (2/9) uma grande operação para remoção de fios e reorganização do cabeamento em postes da cidade. A ação, articulada pelo mandato do vereador Tiago Ursão (MDB), contou com apoio de empresas de telefonia, internet e energia. Os trabalhos começaram pela rua Julio Felipe da Silva, antiga rua 37, no Parque Rodrigo Barreto.

Segundo o parlamentar, a meta é que a iniciativa seja contínua e alcance todas as ruas do município. “Não se trata apenas de reduzir a poluição visual, mas principalmente, de prevenção de acidentes”, afirmou Tiago Ursão ao destacar o caráter inédito da articulação entre o poder público e as empresas privadas. “Apesar de ser uma reivindicação antiga da população, nunca havia sido colocada em prática”, completou.

As recentes reclamações de moradores, somadas às próprias observações feitas pelo vereador em visitas aos bairros, foram determinantes para a implementação da operação. “Sabemos que é um trabalho árduo e que exige paciência, pois Arujá possui cerca de 8.200 postes e quase mil ruas. Ainda assim, tenho certeza de que alcançaremos nosso objetivo”.

O acompanhamento e a fiscalização serão efetuados pelo mandato de Tiago Ursão em conjunto com as empresas, através de um grupo de whatsapp. “Sempre que for identificado um fio inativo, a informação será enviada ao grupo para que as providências sejam tomadas de forma imediata”, explicou.

Lei

Arujá possui uma Lei Municipal (2963/2017) que obriga as empresas a cumprirem as normas técnicas de ocupação de postes e retirada de fios inutilizados. A legislação ainda determina que seja respeitado o afastamento mínimo de segurança em relação aos condutores de energia elétrica e dada atenção especial às ruas arborizadas. O não cumprimento das regras implica em multa.

Repercussão

A operação de retirada de fios foi destaque no telejornal matinal da TV Diário. Assista matéria aqui.



Publicado em:

Publicado por: