02 de outubro de 2025
Secretaria quer ampliar equipes do Saúde da Família e cobrir 80% do território
Tratativas para ampliação do serviço foram retomadas há dois meses, informou o secretário Leonardo Reis
A Secretaria de Saúde pretende ampliar o número de equipes que atuam no programa Saúde da Família e alcançar um índice de 80% de cobertura do território.
O pedido de habilitação de mais sete equipes – atualmente são 10 – e de mais 35 Agentes Comunitários de Saúde, pelo menos, foi feito em 2023, e há dois meses as tratativas com o governo federal foram retomadas.
A informação foi dada pelo titular da pasta, Leonardo Santos dos Reis, após audiência pública de prestação de contas, realizada na última quinta-feira (30/9), na Câmara de Arujá, referente às ações executadas pela secretaria no 2º quadrimestre de 2025.
Conforme o relatório apresentado, Arujá conta com 51 ACS que entre os meses de maio a agosto visitaram 104.573 domicílios. Em 65.439 das residências as visitas foram efetivadas, em 156 recusadas e em 38.978 ou 37% das casas, o morador não se encontrava.
Se confirmada a contratação de mais profissionais, Leonardo disse que Arujá estará mais próximo de atingir o objetivo. Ele também comentou o que considerou um “alto” índice de ausência durante as visitas. “É um problema sim, mas estou disposto a discutir soluções coletivas”, pontuou.
Saúde em números
O número de atendimentos feitos na rede pública de saúde no 2º quadrimestre de 2025 apresentou pouca variação se comparado aos primeiros quatro meses do ano. Em alguns casos, indicou uma pequena redução.
As sete Unidades Básicas de Saúde do Município (Barreto, Jardim Emília, Vila Pilar, Jardim Real, Bairro do Mirante, Centro, Fazenda Rincão e Nova Arujá) registraram 36.920 atendimentos médicos nas modalidades de Clínica Geral, Ginecologia e Pediatra que englobam a Atenção Primária e integram o rol de obrigações do Município. O total foi menor que o registrado no 1º quadrimestre do ano – 38.690.
Ainda nas unidades, os atendimentos da enfermagem superaram os 14 mil e os procedimentos executados pelos profissionais, entre os quais, aferição de pressão arterial, coleta de material par exame e realização de curativos simples, ultrapassaram o número de 99 mil - 4.123 a mais que no 1º quadrimestre.
Programas e serviços
O setor de assistência social da Secretaria de Saúde efetuou 1.669 atendimentos no 2º quadrimestre de 2025. O número ficou abaixo do registrado no período anterior (1º quadrimestre) – 2.087.
Um total de 3.663 pessoas passou pelos serviços de psicologia e 2.364 foram orientadas por nutricionistas da rede.
A Saúde atingiu um índice de 74,5% de acompanhamentos às famílias beneficiadas com o Bolsa Família. A meta era 80%.
Faltas
Continua expressivo o percentual de pessoas que faltam a consultas e exames agendados através da Central de Regulação. No caso das consultas, 30,7% dos pacientes não compareceram. Já em relação aos exames, o percentual foi maior e chegou a 34,3%.
OS
A prestação de contas também incluiu o serviço prestado pelas organizações de saúde. As OS’s atuam na Maternidade, no PAM Barreto, na Casa Rosa e Azul, no Centro de Especializadas, entre outras unidades.
O valor aplicado nas ações e serviços de saúde alcançou 37% do orçamento, índice superior ao mínimo constitucional.
A íntegra da audiência está disponível no canal oficial da Câmara no Youtube.
O relatório pode ser visualizado pelo site da Câmara - Portal da Transparência, no link audiências públicas.
Publicado em:
Publicado por: