11 de fevereiro de 2026
Câmara de Arujá marca presença em exposição sobre a história da humanidade no Museu Umbelina
Mostra “Do macaco ao homem” pode ser conferida até o dia 06 de março no Museu Municipal Umbelina Ferreira Barbosa; evento é gratuito e para todas as idades
Foi aberta oficialmente na tarde de hoje (dia 11/02) a exposição “Do Macaco ao Homem”, no Museu Municipal Umbelina Ferreira Barbosa, em Arujá. A mostra, organizada em parceria com o Museu Catavento, poderá ser visitada até 6 de março. A entrada é gratuita. O evento contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Rogério Gonçalves Pereira, do primeiro secretário da Câmara de Arujá, vereador Divinei da Silva (PL), e do vereador professor Danilo (PSD).
“Arujá dá o exemplo ao garantir cultura de qualidade para a nossa população e esta exposição, em parceria com o Museu Catavento, é exemplo disso. Trago aqui um grande abraço da nossa presidente, vereadora professora Cris e reforço meu compromisso de destinar, todos os anos, emenda impositiva para o setor”, afirmou o vereador Divinei.
A exposição tem como principal objetivo revelar o avanço dos conhecimentos sobre a evolução humana, organizada em cinco temas centrais: a evolução da locomoção, a estrutura craniana, a fisionomia, o tamanho do cérebro e a tecnologia da pedra lascada.
Os visitantes terão a oportunidade de descobrir como o homem se encaixa no reino animal, identificando características que compartilhadas com outros vertebrados, mamíferos e primatas. A mostra também detalha a jornada evolutiva que diferencia os humanos dos chimpanzés há cerca de 7 milhões de anos.
“Parabenizo o nosso secretário Rogério e o prefeito Luís Camargo, que descentralizaram a cultura, levando eventos de qualidade para regiões como o Retiro e o Jardim Emília, onde fica o Complexo do Calango. A cultura precisa ser valorizada. Seguimos apoiando e trabalhando pela conquista de investimentos para o setor”, declarou o vereador professor Danilo.
EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE
Um dos destaques da exposição é o desenvolvimento das ferramentas de pedra ao longo do tempo, desde as mais simples até as mais sofisticadas, mostrando o progresso tecnológico e a criatividade dos nossos ancestrais. Durante a pré-história, essa criatividade se manifestou por meio de símbolos e arte, com objetos decorativos e pinturas rupestres que serão abordados na exposição.
SERVIÇO
Exposição “Do Macaco ao Homem”
De 11 de fevereiro a 6 de março de 2026
Museu Municipal Umbelina Ferreira Barbosa (Rua Major Benjamin Franco, nº 15, Centro)
Horário de Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Entrada: Gratuita
Publicado em:
Publicado por: