09 de junho de 2026
Procuradoria da Mulher de Arujá debate políticas públicas em encontro do Condemat+
3ª Reunião da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres foi sediada em Ferraz de Vasconcelos
A Procuradoria Especial da Mulher de Arujá participou da 3ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do CONDEMAT+, realizada no Castelo Zeker, em Ferraz de Vasconcelos. O encontro reuniu representantes dos municípios do Alto Tietê e da Região Metropolitana para debater ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres.
O evento ocorreu em um local de grande significado histórico e cultural. Recentemente restaurado e reaberto à população pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, o Castelo Zeker abriga atualmente a exposição Transmutações do Feminino, que celebra a força, a diversidade e as transformações vividas pelas mulheres ao longo de suas trajetórias.
A reunião foi coordenada pela secretária da Mulher de Mogi das Cruzes, Lívia Bolina, e contou com a presença da presidente da Procuradoria Especial da Mulher de Arujá e presidente da Câmara Municipal, vereadora Professora Cris (PSD), da prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, além de representantes da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres e da Frente Parlamentar Feminina do CONDEMAT+.
A organização do Fórum Regional de Mulheres – Vozes que Transformam - marcado para o próximo dia 17 de junho (quarta-feira) no Teatro Adamastor, em Guarulhos - esteve entre os principais assuntos discutidos durante o encontro. A atividade pretende discutir estratégias de mobilização dos municípios com o objetivo de ampliar a participação de mulheres na política e fortalecer as redes de apoio e representatividade feminina na região. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.condemat.sp.gov.br.
As participantes também acompanharam atualizações sobre o Programa Todas In Rede, iniciativa voltada à integração dos municípios em ações de enfrentamento à violência contra a mulher e fortalecimento das políticas de proteção. Foram debatidos os processos de adesão regional, a indicação dos pontos focais municipais e os próximos encaminhamentos relacionados às capacitações previstas pelo programa.
Outro destaque da reunião foi a participação da ONG AMALGAMAR, que apresentou dados sobre a parceria com os municípios e o protocolo para implantação e fortalecimento dos Conselhos Municipais LGBTQIA+, contribuindo para a ampliação das políticas de inclusão, cidadania e garantia de direitos.
Para a presidente da Câmara e da Procuradoria da Mulher de Arujá, vereadora Professora Cris, a integração regional é fundamental para ampliar o alcance das políticas públicas voltadas às mulheres.
“Fortalecer as Procuradorias da Mulher em toda a região significa fortalecer a rede de proteção, acolhimento e garantia de direitos. Quando os municípios trabalham de forma integrada, compartilhando experiências e construindo soluções em conjunto, conseguimos avançar mais rapidamente na promoção da igualdade, no combate à violência e na ampliação da participação feminina nos espaços de decisão”, destacou.
Publicado em:
Publicado por: