Notícias

02 de junho de 2016

Juíza determina reintegração de posse de área comprada por Arujá em Santa Isabel

Juíza determina reintegração de posse de área comprada por Arujá em Santa Isabel

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

A juíza Claudia Vilibor Breda da 2ª Vara do Fórum de Santa Isabel determinou a reintegração de posse da área adquirida pela Prefeitura de Arujá no bairro de Pedra Branca, localizado naqueles município. A informação foi dada pelo presidente da Casa, Renato Bispo Caroba (PT), durante pronunciamento feito na Tribuna em sessão ordinária de segunda-feira (30/5/16). “É uma decisão judicial relevante e importante não apenas para nossa cidade, mas também para o meio ambiente, pois uma área destinada a compensar um dano ambiental, não pode ser invadida e loteada”, salientou.

Caroba e o vereador Júlio Taikan Yokoyama (PSDB), o Júlio do Kaikan, flagraram a invasão ao acompanhar uma fiscalização feita por técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cesteb) ao terreo em 6/4/2016. A área, comprada como forma de compensar a regularização do Parque Rodrigo Barreto, custou cerca de R$ 4,9 milhões à administração arujaense e servirá para o plantio de mais de 500 mil mudas de árvores.

Na liminar, a juíza também exigiu a demolição imediata das casas existentes no local. Segundo ela, o adiamento da medida poderia “fomentar a ocupação clandestina” agravando a situação e causando mais danos ambientais. “O aguardo da providência quanto à demolição no final da lide, acredito, representaria fato irreparável ou de difícil reparação”, destacou.

Na ocasião da fiscalização foi identificada a existência de três imóveis – sendo um recentemente edificado – e de, pelo menos, duas famílias morando na área. Os fiscais também constataram movimentação irregular de terra e corte de madeira. A Cetesb lavrou auto de inspeção em nome de Zorandir dos Santos e determinou a paralisação imediata de todos os serviços e “melhorias”. A inspeção foi feita pelo fiscal José Abílio de Gouvêa Teixeira, ex-secretário de Meio Ambiente de Arujá.

Reportagem publicada pelo jornal O Ouvidor em 9/4/2016 informou que o responsável pela venda irregular de terras era Claro de Almeida Rosário. Ele alegava ser dono de 2 milhões de metros quadrados de área. “Para a Cetesb não resta dúvida de que a área irregularmente ocupada está inserida em imóvel de propriedade da Prefeitura de Arujá, objeto da Matrícula nº 29.657, gleba que se encontra devidamente vinculada à regularização do loteamento Parque Rodrigo Barreto”, informou a estatal por meio de sua assessoria.

Antes de ser executada ação, a magistrada orientou para que sejam oficiados o Ministério Público de Arujá, a Secretaria de Promoção Social e o Conselho Tutelar  de Santa Isabel a fim de garantir que a reintegração ocorra de forma pacífica e sem violação de quaisquer direitos. “A diligência deve ser feita com calma, orientando eventuais moradores a procurar a OAB local, caso não tenham condições de constituir advogado para que possam pleitear eventuais direitos que entendam necessários.” A liminar foi concedida no último dia 18/5/2016.

 

 

 

Câmara de Arujá

Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

4652-7015

Publicado em 02/06/2016



Publicado em:

Publicado por: