Notícias

24 de março de 2020

Arujá receberá oito novos médicos até abril, garante Secretária de Saúde

Arujá receberá oito novos médicos até abril, garante Secretária de Saúde

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

Até o início de abril, Arujá deverá receber oito novos médicos por meio do programa Médicos pelo Brasil, a nova versão do Mais Médicos do governo federal. Inicialmente, por critérios do Ministério da Saúde, a cidade havia sido excluída da lista de beneficiadas mas, devido à ameaça de epidemia do COVID-19, acabou tendo o perfil aceito.

A informação foi dada pela secretária municipal de Saúde Carmem Pellegrino à Câmara Municipal, no último dia 13/3, quando foi convocada pelo vereador Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, a dar explicações sobre a falta de médicos na rede.

Segundo o parlamentar, a situação está tão crítica que em algumas unidades, as recepcionistas se recusam a agendar consulta. “Há uma demanda reprimida de, pelo menos, 700 pessoas”, pontuou o parlamentar.

A secretária admitiu a dificuldade, no entanto, acredita que com a chegada dos novos profissionais conseguirá suprir a demanda por atendimento. Conforme esclareceu, os médicos, logo que aprovados na seleção, passarão por treinamento e serão encaminhados às Unidades Básicas de Saúde. “Serão quatro médicos para o Barreto, três para o Mirante e um para o Jardim Real”, detalhou. O processo deve ser concluído até 10 de abril.

Terceirizados
Questionada por Rogério da Padaria, Carmem garantiu que manterá a proposta de contratar médicos terceirizados. O edital, publicado no início do ano e que previa a medida, foi cancelado depois de o Tribunal de Contas do Estado (TCE) acatar recurso de empresa e opinar pela suspensão do certame. “Começamos o processo para substituição de profissionais (do antigo Mais Médicos) em novembro. Buscamos recursos, mais infelizmente, não houve tempo hábil para publicação; aí, os orçamentos venceram e os atualizamos para abrir novo procedimento. Algumas empresas se sentiram prejudicadas e entraram com pedido de suspensão no Tribunal de Contas. Achamos melhor anular o edital e, agora, estamos na fase de adequação”, relatou.

Rogério disse que a Câmara Municipal está à disposição para aprovar recursos destinados à contratação de médicos e convocou a população a ajudar na fiscalização do serviço. “É triste constatar o fato de a população ter ficado sem consultas, mais uma vez, por falta de planejamento adequado da Secretaria. Esperamos que os novos médicos realmente venham e comecem a atender. Vamos fiscalizar e verificar se esses profissionais estarão na rede”, finalizou.

Também participaram da sabatina os vereadores Renato Bispo Caroba (PT), Cristiane Araújo Pedro (PSD) a Profa. Cris do Barreto; Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho; Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho; Edimar do Rosário (PRB), o Pastor Edimar de Jesus; e Rafael Santos Laranjeira (PSB), além da responsável pelo setor financeiro e administrativo da pasta, Lívia Pereira.

Assessoria de Comunicação
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
silmara@camaraaruja.sp.gov.br
(11) 4652-7015
Texto: Silmara Helena
Fotos: Imprensa/CMA



Publicado em:

Publicado por: