Notícias

06 de novembro de 2014

Lideranças reivindicam maior orçamento para área social

Lideranças reivindicam maior orçamento para área social

Visualize fotos

Pedidos foram feitos em audiência

Apesar da pouca participação, a audiência pública realizada na quinta-feira (30/10) na Câmara Municipal para discutir o Orçamento 2015 rendeu uma extensa pauta de reivindicações do movimento social da cidade. Lideranças, representantes de conselhos municipais e da sociedade civil organizada exigiram maior atenção da Prefeitura e, consequentemente, maiores investimentos, na execução de programas e ações voltadas a crianças e adolescentes, dependentes químicos, estudantes universitários e construção de moradias populares.

 A atividade, coordenada pelo vereador Wilson Ferreira da Silva (PSB), o Dr. Wilson, presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, contou com presença da secretária de Finanças Inês Rodrigues dos Santos e dos vereadores Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, Edvaldo de Oliveira Paula (PTB), o Castelo Alemão, Márcio José de Oliveira (PROS), o Dr. Márcio, Odair Neris (PSB), o Mano’s, e  Rogério Gonçalves Pereira (PT), o Rogério da Padaria.

 

Arujá terá para 2015, de acordo com a Secretaria de Finanças, um orçamento de R$ 225 milhões, sendo que desse montante 27,78% serão destinados à Educação, 23,16% à Saúde e 7% à Casa Legislativa- em cumprimento às exigências constitucionais. A titular da pasta apontou alguns valores na área social que foram mantidos para 2015 como o investimento na Apae, na Associção dos Estudantes Universitários de Arujá (Aeuta), no Conselho Tutelar, mas afirmou que o detalhamento dos programas depende de cada secretaria.

 

No caso mais discutido, que implica no aumento do subsídio dos conselheiros tutelares, a secretária afirmou que o valor destinado é o que consta na Lei. Dr. Márcio exigiu a previsão de recursos para garantir o pagamento de direitos trabalhistas aos conselheiros que, conforme afirmou, não vem sendo feito. A questão deverá ser analisada no decorrer da tramitação do orçamento.

 

Inês informou que não há recursos orçamentários previstos para entidades ligadas a moradia. Segundo o representante do movimento em Arujá, Deusdete José da Silva existem atualmente 4.500 famílias que precisam de casa na cidade. “Há um descaso em relação à criação de projetos habitacionais para pessoas de baixa renda. Temos como receber recursos do governo federal, mas isso não é levado a sério”, criticou.

 

Tanto as representantes do Conselho Tutelar quanto as do Conselho da Criança e do Adolescente (CMDCA) apontaram deficiências no atendimento e falta de profissionais, mesmo diante do aumento da demanda. A conselheira Andreia Barros afirmou “estamos perdendo os nossos meninos por falta de incentivo”.

Diferença de valores

 

A secretária também explicou a diferença de cerca de R$ 33 milhões entre a arrecadação prevista na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias ) e na LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2014. De acordo com ela, houve uma redução do índice de reajuste dos impostos e alteração de valores de convênios e transferências o que implicou em readequação da receita para 2015. “Não posso incluir no orçamento transferências já executadas, como é o caso da UPA, que nós já recebemos o recurso”, salientou ao admitir que todas as secretarias serão afetadas com a diminuição das receitas. “O orçamento é único, a Prefeitura é uma unidade. Todos os setores são afetados”, finalizou.

 

O projeto de lei 107/14 que trata do Orçamento 2015 deverá entrar em primeira votação na próxima segunda-feira (3/11). Se aprovado, estará apto a receber emendas.

 

Na próxima terça-feira (4/11), a partir das 16h, a Comissão de Fiscalização ficará à disposição da população para recebimento de emendas e alterações no Orçamento. Os vereadores também deverão apresentar suas propostas até quinta-feira (6/11) para que sejam analisadas e incluídas ou não na Lei.

Câmara de Arujá

Assessoria de Comunicação

4652-7015

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

 

Publicada em 31/10/2014



Publicado em:

Publicado por: