Notícias

27 de janeiro de 2020

Paraíba Car protocola na Prefeitura pedido de afastamento de presidente do CMDCA

Paraíba Car protocola na Prefeitura pedido de afastamento de presidente do CMDCA

Visualize fotos

O vereador Sebastião Vieira de Lira (DC), o Paraíba Car, protocolou na manhã desta segunda-feira (27/01) um pedido de parecer jurídico à Prefeitura de Arujá sobre o possível afastamento da presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria da Conceição Melo Veras Galbetti, e de todos os membros da Comissão Especial Eleitoral. O parlamentar alega que a permanência destas pessoas na entidade gera “iminente risco” de adulteração de documentos.

O pedido de Paraíba leva em consideração ainda depoimentos colhidos ao longo da série de oitivas promovidas pela CEI, nas quais foram ouvidas diversas pessoas envolvidas na organização do pleito. O vereador alega que há contradições e imprecisões nos depoimentos que corroboram suas suspeitas de ilegalidade.

“Das oitivas, podemos concluir que os membros dessa comissão não preenchem os requisitos formais adequados para a compor, já que nem ao menos souberam manifestar quais são suas atribuições dentro da Comissão Eleitoral”, observou Paraíba Car, referindo-se às divergências nos depoimentos do professor de Educação Física Airton José dos Santos e da policial militar Kátia Regina Moura, no dia 23/01.

O vereador ainda cita que os membros sequer souberam informar por quais meios foram convidados a integrar a comissão ou mesmo quais os procedimentos adotados pela comissão para garantir o cumprimento da Lei Municipal 2.418/2011, no que diz respeito às comissões permanentes.

Outro fator que Paraíba Car submete à análise do Executivo, é o fato de que, segundo o artigo 33 da Lei que regulamenta o CMDCA, cabe ao presidente da entidade a distribuição de matérias às comissões permanentes. “Portanto, entende-se que a participação do presidente em comissões não faz parte de suas funções, o que gera a nulidade de seus atos”, lembra o presidente da CEI. Em depoimento na Câmara, Maria da Conceição admitiu integrar comissões do CMDCA mesmo sendo presidente da entidade.

Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

renan@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7000 / 7067

Texto: Renan Xavier

Fotos: Imprensa/CMA



Publicado em:

Publicado por: