23 de janeiro de 2020
Ana Poli e Abelzinho apresentam projeto que institui o Abril Marrom
Ana Poli e Abelzinho apresentam projeto que institui o Abril Marrom
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que de 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados. “Isso significa na prática que grande parte dos brasileiros – atualmente cegos – poderia ter mantido a visão caso tivesse diagnosticado e cuidado do problema em tempo hábil”, conclui a vereadora Ana Cristina Poli (PL), idealizadora, em conjunto com o vereador Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho, do projeto de Lei nº 266/20, que pretende instituir em Arujá campanha Abril Marrom.
A atividade tem por objetivo, conforme determinado no artigo 2º da proposta, “mobilizar a população para realização de campanhas e atividades de prevenção e combate aos diversos tipos de cegueira, bem como sobre os meios de reabilitação de pessoas afetadas pelo problema”.
De acordo com o documento “As condições da saúde ocular no Brasil”, elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estima-se que a cegueira afete 39 milhões de pessoas em todo o mundo e que 246 milhões sofram com a perda moderada ou severa da visão. “Em nosso País, apesar da escassez de informações, é possível afirmar que existam mais de 1,5 milhão de indivíduos cegos ou o equivalente a 0,75% da população”, completou Abelzinho.
Além de apresentar alternativas de tratamento de cegueiras, o Abril Marrom pretende conscientizar as pessoas sobre a necessidade de consultar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. “É de suma importância incentivar as pessoas a cuidar da visão”, resumiu Ana Poli.
Se aprovada pelo Plenário, a campanha será inserida no Calendário Oficial de Eventos e Festividades do Município de Arujá.
Assessoria de Comunicação
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
(11) 4652-7015
Texto: Silmara Helena
Fotos: Imprensa/CMA
Publicado em:
Publicado por: