Baquirivu será o primeiro córrego
Rodolfo explica a importância de despoluir os córregos que deságuam nos rios/CMA
O presidente da Câmara, Abelzinho, e os vereadores Castelo Alemão, Júlio do Kaikan, Paraíba Car, Renato Caroba e Rogério da Padaria participaram do lançamento do Programa de Despoluição dos Rios da Região Metropolitana de São Paulo, no boulevard do Centro Industrial de Arujá.
O lançamento do Programa foi em Arujá, pois o rio Baquirivú foi escolhido como projeto piloto do Estado.
Participaram também o prefeito Abel Larini, a secretária de Meio Ambiente, Ionara Fernandes, representantes da Sabesp, e o Sr. Rodolfo Costa e Silva, Coordenador de Assuntos Especiais do Governo do Estado.
De acordo com Rodolfo, a finalidade do programa é despoluir córregos e rios da região metropolitana, entre eles o Pinheiros e o Tietê, que recebe a água de todos os demais. Contudo, para despoluir tais rios é necessário agir nos córregos e afluentes do sistema, como éo caso do Baquirivu.
Na ocasião, a secretária municipal de Meio Ambiente, Ionara Fernandes, informou que em Arujá as principais diretrizes do programa são: lançamento de esgoto; controle de resíduos sólidos; diagnóstico de uso e ocupação; educação ambiental e divulgação do programa. Ela também mencionou as estratégias traçadas para o plano de recuperação da bacia do Baquirivu.
Abelzinho comentou o projeto-piloto: “Mais uma vez Arujá está no centro das atenções do Estado, cumprindo um papel importantíssimo para o desenvolvimento da região Metropolitana. Isso acontece em grande parte, não só pela estratégica posição geográfica, mas também pela eficiência da administração municipal”.
05/06/2013
Assessoria de Imprensa