Terapia facilita locomoção
O vereador Paraíba Car (foto) propôs esta semana a criação de um programa de equioterapia, como método terapêutico, de habilitação e reabilitação de pessoas portadoras de deficiência ou necessidades especiais na rede pública municipal. A proposta foi encaminhada ao Executivo por meio de um Anteprojeto de Lei.
A equoterapia é utilizada no tratamento de lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular, patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas, disfunções sensório-motoras, distúrbios evolutivos, comportamentais, de aprendizagem e emocionais.
De acordo com o Anteprojeto, o método terapêutico inclui também a hipoterapia, voltada para pessoas com deficiência física ou mental, em que o praticante que não tem condições de se manter sozinho sobre o cavalo é auxiliado por um guia, para a condução do cavalo e, se necessário, terá também um auxiliar lateral, para mantê-lo montado com segurança.
Para o vereador o programa terapêutico é mais que uma inovação na saúde: “A equoterapia garante aos munícipes um tratamento digno previsto nas disposições constitucionais relacionadas ao poder público municipal”.
24/04/2013
Assessoria de Imprensa