Vereadores questionam sobre triagem de atendimento dos pacientes/CMA
Os novos vereadores de Arujá realizaram na quinta-feira, 10, uma vistoria nas unidades de saúde do município. Acompanhados do vice-prefeito, Luiz Alves, da secretária de Saúde, Clarinda Carneiro e da Secretária Adjunta, Miriam Miletti, os vereadores Renato Caroba, Gil do Gás, Castelo Alemão, Júlio do Kaikan, Mano’s, Rogério da Padaria e Dr. Wilson, representado por seus assessores, visitaram a sede da Secretaria, Canil Municipal, PA e UBS do Parque Rodrigo Barreto, Maternidade e PA do Centro, UBSs do Mirante, Nova Arujá, Jardim Real, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Secretária Clarinda fala sobre o plantão médico no PA do Barreto/CMA
Os parlamentares conheceram as instalações e como funciona cada setor da saúde municipal. Logo na sede da Secretaria tiveram uma explicação sobre o programa de Saúde Bucal com o coordenador Dr. Cid Cury. Eles tiraram dúvidas sobre as demandas atendidas nas UBSs e o tempo de espera por tratamento no CEO. Cury explicou que o tempo máximo de espera é de 30 dias.
Ainda na secretaria foram visitados todos os setores, como o almoxarifado de medicamentos e sala de treinamento. Os vereadores inclusive puderam sugerir algumas melhoras no prédio, como o armazenamento de gás, que está no quintal, porém feito de maneira irregular, segundo Gil do Gás. Ele sugeriu à secretária Clarinda a procurar o Corpo de Bombeiros para que eles possam emitir um alvará e orientar como os botijões, que são encaminhados para as UBSs, devem ser armazenados de maneira correta. As sugestões foram acatadas na hora.
Dra. Paula explica rotina de procedimentos do canil municipal/CMA
Na Av. Londres, os vereadores puderam conhecer as instalações do Canil Municipal e as ações de recolhimento de animais feridos. A responsável pelo setor, Dra. Ana Paula Rodrigues explicou que, por lei, o canil não recolhe mais animais saudáveis, mas sim estimula a posse responsável com a população. O canil realiza cerca de 200 castrações por mês e atende as famílias que, por sua vez, aguardam numa fila de espera. Questionada sobre as campanhas de castração, Ana Paula informou que a próxima será realizada em fevereiro.
No Parque Rodrigo Barreto, os vereadores visitaram o Pronto Atendimento e a UBS e verificaram alguns problemas com a estrutura dos prédios como goteiras e rachaduras nos banheiros, porém foram informados pela secretária que o local passará por reformas.
Dra. Silvia mostra cursos de cuidados básicos dados às mães na maternidade municipal/CMA
Na Maternidade municipal, os vereadores foram recebidos pela gerente técnica Dra. Silvia. Ela explicou como é feito o atendimento das parturientes e o curso de cuidados básicos com o bebê que é oferecido às mães. Neste curso, segundo Silvia, as mães assistem a um vídeo, ouvem explicações e trocam experiências umas com as outras.
Questionados sobre a UTI Neonatal, a gerente explicou que o município por ter menos de 100 mil habitantes não comporta uma UTI, por isso encaminha os casos de alta complexidade para os hospitais de referência, porém na maternidade há um berçário com equipamentos de UTI que garantem a vida do bebê enquanto aguardam a transferência.
No Pronto Atendimento, conheceram o sistema de triagem recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e os casos que aguardam vagas nos hospitais de referência para cirurgias ortopédicas que são realizadas pelo governo do Estado.
Para os vereadores, a visita foi muito importante para que eles pudessem conhecer os mecanismos de atendimento, os problemas e as soluções que estão sendo implantadas. Com tal conhecimento adquirido, os parlamentares trabalharão de forma mais efetiva para suprir as necessidades da população.