Notícias

30 de agosto de 2019

Após mobilização de vereadores, Educação anuncia retorno das aulas na CMEI Seiji Shiguematsu

Após mobilização de vereadores, Educação anuncia retorno das aulas na CMEI Seiji Shiguematsu

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

Uma comitiva de vereadores se dirigiu na tarde de quarta-feira (29/08) ao Centro Municipal de Educação Infantil Seiji Shiguematsu, no Sítio dos Fernandes, para cobrar da Secretaria de Educação o retorno às aulas na unidade, interrompidas há mais de dois meses para reformas. A diligência teve um saldo positivo: a secretária Priscila Sidorco confirmou o retorno das aulas para a próxima segunda-feira (2/9) e o secretário de Obras, Ciro Dói, com a concordância do responsável pela obra, estimou que a reforma e a ampliação da unidade estará concluída em até 45 dias, tendo como prazo limite o dia 14/10.

A creche, que atualmente conta com 114 alunos matriculados e uma fila de espera de cerca de 60 crianças, passa desde o início do ano por uma obra de ampliação para construção de cinco novas salas de aula, bem como a reforma do prédio já existente.

Contudo, embora a previsão inicial de entrega da unidade reformada fosse para o dia 23 de julho, houve um aditamento de prazo para o dia 22 de agosto, período no qual as aulas continuaram suspensas. Mesmo com o prolongamento do prazo, a empresa Lima de Castro Engenharia e Construções, contratada pela Prefeitura de Arujá (contrato nº 2.963/2018), não conseguiu concluir a obra, solicitando novo aditamento – inclusive de valor. A obra tem o custo global de R$ 431.077,00.

Vereadores em cena

Insatisfeitas com a paralisação das aulas e com a falta de posicionamento da Secretaria de Educação, mãos de estudantes da região recorreram à Câmara Municipal. Assim que tomaram conhecimento da situação, os vereadores Rafael Santos Laranjeira (PSB) e Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) propuseram a formação de uma Comissão de Representação para acompanhar a execução do contrato e cobrar o cumprimento dos prazos. A proposta foi feita durante a Sessão Ordinária de 28/08.

Na diligência ao local, também estiveram presentes os vereadores Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Profª Cris do Barreto, Ana Cristina Poli (PL), Renato Bispo Caroba (PT) e Sebastião Vieira de Lira (DC), o Paraíba Car.

Todos os vereadores se manifestaram e usaram a palavra para cobrar os envolvidos e ficou estabelecido o seguinte:

1)        A obra será finalizada em 45 dias.

2)        As aulas serão retomadas na segunda-feira, 02/09/2019.

3)        Haverá um isolamento entre a parte pronta e a que está inacabada para proteger as crianças de 9 meses a 3 anos.

4)        Os funcionários da empresa deverão estar devidamente uniformizados e identificados para que todos possam saber quem são os contratados da empresa.

5)        Na data agendada para retorno das aulas os vereadores pretendem acompanhar a entrada das crianças.

Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

renan@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7000 / 7067

Publicado em 30/8/2019

Texto: Renan Xavier

Fotos: Imprensa/CMA



Publicado em:

Publicado por: