Notícias

28 de maio de 2019

Caroba propõe Comissão Especial para tratar de problemas com iluminação pública em Arujá

Caroba propõe Comissão Especial para tratar de problemas com iluminação pública em Arujá

Visualize fotos

O vereador Renato Bispo Caroba (PT) propôs a formação de uma Comissão Especial do Legislativo para tratar dos problemas de iluminação pública em Arujá – uma reclamação recorrente da população.

“Os vereadores já se reuniram com a Elektro, com o secretário de Serviços da Prefeitura e o fato é que não conseguimos dar uma resposta à sociedade. É absurda esta situação e não dá para assistir isso, sem se movimentar”, argumentou Caroba durante pronunciamento na Sessão Ordinária de 22/5. Segundo ele, o morador de Arujá tem sido penalizado, pois paga a conhecida “taxa da luz” sem ter um serviço adequado. “O arujaense não tem sequer onde reclamar. Se liga para a Elektro manda ligar na Prefeitura; e na Prefeitura não tem quem responda”, pontuou.

Caroba baseou o pedido de constituição da Comissão feito ao Presidente do Legislativo, Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, no artigo 64 do Regimento Interno que diz: As Comissões Especiais têm por finalidade, o estudo e verificação de fatos especiais a critério do Plenário.

A expectativa é de que a Comissão consiga, a partir de levantamento de dados e informações estatísticas, até mesmo no que diz respeito às proposituras apresentadas pelos vereadores, elaborar um relatório detalhado da situação e encaminhar ao Ministério Público.

“É ridícula a passividade da Prefeitura considerando a existência de liminar do Tribunal de Justiça que obriga a concessionária a manter o serviço”, criticou o parlamentar ao complementar: “A cidade está às escuras e não somente o Gabinete do Prefeito, onde não se enxerga nada”, ironizou.

Apoio

Pelo menos cinco vereadores manifestaram apoio à proposta de Renato Caroba. Gabriel dos Santos (PSD), Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) e Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, se dispuseram a integrar a Comissão.

“Pela quinta vez solicito a esta Presidência que marque reunião com Milton Pontes, gerente da Elektro. Ocorre que ele não vem aqui, mas vai à Prefeitura. Daí todos saem sorrindo na foto publicada no jornal enquanto a população fica chorando”, alfinetou Gabriel. Ele confirmou ter recebido mensagem da empresa de que estaria com dez equipes na cidade realizando manutenção em lâmpadas. “Mas a população continua sendo prejudicada.”.

Luiz Fernando confirmou seu apoio à formação da Comissão e salientou a importância da iniciativa. “Acredito muito no poder de articulação, ação e resolução da Câmara a exemplo do que ocorreu na UBS da Vila Pilar cuja obra estava parada há mais de um ano e, após a intervenção do Legislativo, os trabalhos avançaram e a unidade foi entregue. As reclamações em relação à iluminação são recorrentes, inclusive, nas reuniões do Conseg que acompanho”, afirmou o parlamentar que integra a Comissão Permanente de Segurança Pública da Casa.

Ana Cristina Poli (PR) defendeu a realização de uma reunião com o Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) “a fim de se buscar um denominador comum” e Paraíba Car se dispôs a contribuir com o debate. Integrante da Comissão de Fomento Econômico, o parlamentar relatou dificuldades de empresas da cidade em conseguir aumento de carga para ampliação da produção. “Isso está prejudicando a geração de emprego e renda na cidade”, afirmou. Ele solicitou ao Presidente que coloque para análise do Plenário, projeto de sua autoria em que propõe a revogação da “taxa da luz”.

O presidente afirmou que fará o levantamento (do projeto) e chamou a atenção para o fato de existirem outros na mesma linha.

Sobre a situação da iluminação confirmou ser favorável à proposta de Caroba e reforçou as críticas à Elektro. “Não entrega o que promete”, pontuou Reynaldinho ao ratificar as reclamações do setor produtivo da cidade sobre a atuação da concessionária.


Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 28/05/2019

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA



Publicado em:

Publicado por: