20 de fevereiro de 2019
Profª Cris do Barreto fará ação de combate ao mosquito da dengue
Profª Cris do Barreto fará ação de combate ao mosquito da dengue
A vereadora Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Profª Cris do Barreto, fará uma ação de combate ao mosquito da dengue, no Pro-Polo, área central de Arujá (Avenida João Manoel, próximo à Rodoviária). A parlamentar distribuirá 10 mil sementes de crotalária, uma planta cuja flor atrai a libélula, um predador natural do mosquito Aedes Aegypti. A ação prevista para a sexta-feira (dia 22/2) foi adiada devido ao mau tempo. Uma nova data será marcada.
Cris do Barreto é autora da Lei Municipal nº 2893/17, que incentiva o cultivo de crotalária e da citronela - outro conhecido repelente natural dos insetos - como medida alternativa de combate ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya, zika e febre amarela.
Levantamento do Ministério da Saúde aponta que Arujá está entre as cidades com maior risco de surto de dengue no Estado de São Paulo. O município recebeu bandeira vermelha pois foi identificado um índice de 6,2 imóveis com infestação de larvas a cada 100. “Por isso, esta ação se torna ainda mais relevante. Cada um deve fazer a sua parte”, salientou a parlamentar.
Libélula
A crotalária é uma leguminosa muito comum na região Nordeste, cujas flores possuem substâncias naturais que atraem a libélula, um predador do Aedes Aegypti e de suas larvas. Em várias cidades do País, já há experiências de plantio como forma de reduzir a incidência do mosquito e, consequentemente, da doença.
*Atualizado em 22/2 às 16h32
Câmara Municipal de Arujá
Assessoria de Comunicação
imprensa.camaraaruja@gmail.com
(11) 4652-7015
Publicado em 19/02/2019
Texto: Silmara Helena
Fotos: Imprensa/CMA
Publicado em:
Publicado por: