Notícias

20 de fevereiro de 2019

Profª Cris do Barreto fará ação de combate ao mosquito da dengue

Profª Cris do Barreto fará ação de combate ao mosquito da dengue

Visualize fotos Visualize fotos

A vereadora Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Profª Cris do Barreto, fará uma ação de combate ao mosquito da dengue, no Pro-Polo, área central de Arujá (Avenida João Manoel, próximo à Rodoviária). A parlamentar distribuirá 10 mil sementes de crotalária, uma planta cuja flor atrai a libélula, um predador natural do mosquito Aedes Aegypti. A ação prevista para a sexta-feira (dia 22/2) foi adiada devido ao mau tempo. Uma nova data será marcada.

Cris do Barreto é autora da Lei Municipal nº 2893/17, que incentiva o cultivo de crotalária e da citronela - outro conhecido repelente natural dos insetos - como medida alternativa de combate ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya, zika e febre amarela.

Levantamento do Ministério da Saúde aponta que Arujá está entre as cidades com maior risco de surto de dengue no Estado de São Paulo. O município recebeu bandeira vermelha pois foi identificado um índice de 6,2 imóveis com infestação de larvas a cada 100. “Por isso, esta ação se torna ainda mais relevante. Cada um deve fazer a sua parte”, salientou a parlamentar.

Libélula

A crotalária é uma leguminosa muito comum na região Nordeste, cujas flores possuem substâncias naturais que atraem a libélula, um predador do Aedes Aegypti e de suas larvas. Em várias cidades do País, já há experiências de plantio como forma de reduzir a incidência do mosquito e, consequentemente, da doença.

*Atualizado em 22/2 às 16h32


Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

imprensa.camaraaruja@gmail.com

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 19/02/2019

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA



Publicado em:

Publicado por: