Notícias

01 de novembro de 2018

“Terceirização de creches não depende de autorização da Câmara”, esclarece Comissão de Educação

“Terceirização de creches não depende de autorização da Câmara”, esclarece Comissão de Educação

Visualize fotos

A execução da proposta de gestão compartilhada das creches municipais – também chamada de terceirização – não depende de qualquer aprovação de projeto na Câmara Municipal. A informação foi reforçada pela Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social do Legislativo durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (1/11) na sede da Casa de Leis.

Isso porque firmar convênio com terceiros é uma competência exclusiva do prefeito, conforme consta do parágrafo XI do artigo 62 da Lei Orgânica do Município (LOM): Art. 62 Ao prefeito compete privativamente: XI: permitir ou autorizar a execução de serviços públicos por terceiros. Na prática significa que a decisão de conveniar as creches não precisa de autorização dos vereadores.

“É importante que esta questão fique clara para a população e não haja confusão entre o papel do prefeito e dos vereadores, pois a decisão de terceirizar é exclusiva do prefeito e ele já tomou a decisão”, disse Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria. Ele também esclareceu sobre a votação do projeto de Lei nº 129/18, rejeitado pelo Plenário na última Sessão Ordinária. “O que votamos na quarta-feira (31/10) foi apenas uma alteração na LDO para inclusão de uma rubrica específica para este tipo de convênio; mas, apesar desse dispositivo não ter sido aprovado, a Prefeitura poderá usar outras rubricas como as já utilizadas para repasse de recursos à APAE e à Creche Acalanto. Portanto, o projeto não tinha como objetivo autorizar a terceirização”, complementou.

Ele ainda explicou que a intervenção feita pelo Legislativo visava abrir o diálogo entre o movimento contrário à gestão compartilhada e a Prefeitura de Arujá. “Foi a partir da nossa ação que a população teve a oportunidade de manifestar a sua posição e se reunir com o prefeito José Luiz”, salientou.

Rogério da Padaria reforçou, em discurso na Tribuna da Casa no dia 31/10, a decisão tomada pelo prefeito de conveniar 50% das creches municipais – e não todas como inicialmente a Secretaria de Educação havia indicado. “A Câmara teve papel fundamental neste debate porque conseguiu que a Prefeitura recuasse e não implementasse a proposta em 100% das unidades, apesar de as mães continuarem contrárias à gestão compartilhada”.

O vereador destacou que, em sua opinião, a Prefeitura deveria conveniar organizações sociais apenas para atender a demanda reprimida, ou seja, garantir o atendimento às 700 crianças que estão fora das creches atualmente em Arujá.

Esclarecimento

A rejeição do projeto nº 129/18 que alterava a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018 criando uma atividade chamada Parceria 3º Setor - Convênio Creche não impedirá a Prefeitura de colocar em prática a proposta de gestão compartilhada das creches – ou a chamada terceirização, a partir de 2019.

“A mudança proposta pela Prefeitura na LDO tinha como objetivo de unificar os recursos destinados a convênios com o terceiro setor. Ocorre que a Secretaria de Educação tem como conveniar as creches utilizando outros códigos já previstos no Orçamento”, destacou Rogério do Padaria.

O resultado da votação chegou a ser comemorado pelo movimento Mamães Coruja, contrários à terceirização. O grupo estava presente à Sessão. “As pessoas acreditaram que ao rejeitar este projeto a gestão compartilhada não ocorreria. Mas não é verdade. O projeto fazia apenas um ajuste na peça orçamentária de 2018 a fim de facilitar a destinação de dinheiro. No entanto, a situação continua a mesma: a Prefeitura poderá fazer o convênio com as organizações sociais para atender metade das creches municipais como acordado com o prefeito”, finalizou.

Também participaram da coletiva o presidente da Casa, Abel Franco Larini (PR), Abelzinho, Gabriel dos Santos, 1º Secretário da Mesa, e Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), Vice-Presidente da Comissão de Educação.

 

 

 

Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

(11) 4652-7015

Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA

01/11/2018



Publicado em:

Publicado por: