04 de janeiro de 2022
Executivo promulga lei que cria mês do casamento comunitário
Propositura da vereadora Profª Cris do Barreto possibilita realização de cerimônias com diversos casais casando simultaneamente
Casais de baixa renda que queiram formalizar o casamento estão mais próximos de realizar o sonho: o Plenário da Câmara Municipal aprovou e o prefeito Luis Camargo (PSD) sancionou a criação do Mês do Casamento Civil Comunitário (Lei Municipal nº 3.435/2021), a ser comemorado todos os anos no mês de maio.
Casamentos comunitários são um tipo cerimônia em que vários casais oficializam a união no mesmo dia e horário. A proposta foi aprovada em dois turnos de votação na Câmara Municipal e seguiu para a sanção do prefeito. A Lei foi publicada na edição de 24 de dezembro do Diário Oficial da Prefeitura de Arujá.
Segundo a autora do PL 91/2021, Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, a medida deve beneficiar especialmente os casais com dificuldades de arcar com as despesas de cartório e festa.
Quando da tramitação da propositura no Legislativo, a vereadora ressaltou que há diversos casais que vivem juntos há muitos anos, mas que ainda não formalizaram o compromisso devido a dificuldades financeiras.
De acordo com os incisos I e II do artigo 3º, poderão participar do programa casais que comprovarem renda conjunta de até dois salários mínimos e que ao menos um dos noivos comprove residir no município há mais de um ano.
Publicado em:
Publicado por: