04 de agosto de 2022
Câmara votará na próxima semana projeto que garante reajuste salarial para Agentes Comunitários de Saúde
Vereadores ainda solicitarão por meio de ofício que Prefeitura gere folha complementar para garantir pagamento imediato à categoria
O projeto de Lei nº 93/2022, que garante ao Município recursos para pagamento do reajuste salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), deverá ser incluído na pauta da Sessão Ordinária da próxima segunda-feira (8/8).
O compromisso de agilizar a aprovação do PL, enviado pela Prefeitura à Câmara já no final da tarde da última segunda-feira (1/8), foi assumido pelo presidente do Legislativo Abelzinho (PL) e pelos vereadores, que fizeram questão de se pronunciarem favoráveis ao aumento da remuneração da categoria.
Com a publicação da Emenda Constitucional nº 120/2022, aprovada pelo Congresso Nacional, nenhum ACS poderá receber salário inferior a dois salários mínimos – R$ 2.424,00 - conforme consta no parágrafo 9º do artigo 198 da Lei. A alteração feita à Constituição Federal ainda garante à categoria o pagamento de adicional de insalubridade e aposentadoria especial (parágrafo 10º do artigo 198).
Um grupo de ACS compareceu à Sessão Ordinária de 1º/8 para cobrar agilidade do Legislativo na aprovação do projeto. Eles inclusive reivindicam o pagamento retroativo do reajuste – aprovado em maio desse ano – e o direito à insalubridade.
No Plenário, o apoio à reivindicação dos agentes foi unânime. O vereador Vinícius Pateta (Rede) foi o primeiro a se manifestar. Ele inclusive teve aprovado um requerimento (nº 1483/2022) no qual cobrava informações da Prefeitura sobre o assunto. “É uma necessidade dessa classe que não parou de trabalhar nem durante a pandemia. Acredito inclusive que o valor deveria ser maior, mas sei que esse reajuste já é significativo e será de grande valia para todos”.
Presidente da Comissão de Justiça e Redação, o vereador Reynaldinho (PTB) afirmou que haverá um esforço concentrado no Legislativo entre as comissões e as Secretarias Legislativa e Jurídica – para garantir maior rapidez à aprovação da proposta.
Os vereadores Genilson (PT), Paulinho Maiolino (PSD), Renan de Arujá (PODE), Divinei (PL) e Jean da Padaria (PDT) já disseram em Tribuna que votarão favoráveis à propositura e enalteceram o trabalho dos ACS’s.
Por fim, o vereador Luiz Fernando (PSDB) adiantou que o presidente da Casa, Abelzinho, fará ofício em nome de todos os vereadores, solicitando à Prefeitura a emissão de uma folha de pagamento complementar a fim de permitir que o reajuste seja pago à categoria ainda no mês de agosto. “Para mim, só faz sentido agilizar a aprovação do projeto se o dinheiro chegar à conta dos agentes nesse mês”, pontuou.
Cerca de 50 agentes de saúde atuam em Arujá.
Para acompanhar a tramitação do projeto de Lei, clique aqui.
Publicado em:
Publicado por: