05 de maio de 2023
Luiz Fernando visita posto de coleta do IBGE em Itaquá
Objetivo foi verificar situação da coleta de dados em Arujá
Preocupado com o andamento do Censo em Arujá, o vereador Luiz Fernando (PSDB) visitou o posto de coleta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em Itaquaquecetuba.
Na ocasião, ele conversou com o assistente técnico do órgão Thiago Carvalho Bayerlein, responsável pelo trabalho na região do Alto Tietê, e chegou a conclusão de que há pouco conhecimento das pessoas sobre a importância do Censo 2022 e seus efeitos sobre a realidade dos Municípios.
Recentemente, moradores de Arujá receberam notificações do IBGE, informando sobre a obrigatoriedade de atender o recenseador e as consequências da recusa em responder à pesquisa. “Se não tivermos um levantamento preciso de informações, corremos o risco de recebermos menos recursos financeiros”, destacou o vereador.
“Fizemos questão de ir até o posto do IBGE, na última terça-feira (2/5), para entender em que fase está esse processo, pois os dados do Censo são essenciais para que os Municípios tenham condições de desenvolver políticas públicas adequadas, considerando, entre outras informações importantes, o número de habitantes”, salientou o vereador.
O último número disponível sobre Arujá, ainda preliminar, dá conta de que a população da cidade subiu para 97.595 habitantes. Em 2021, esse número era de 92.453.
Resistência
Desde o seu início, a realização do Censo vem enfrentando uma série de problemas, conforme informado em reuniões de avaliação e acompanhamento da pesquisa, e divulgado pelos principais meios de comunicação do País.
Além da pandemia, que obrigou o adiamento da coleta, prevista inicialmente para 2020, também houve muita desistência de recenseadores, resistência da população em responder ao questionário, falta de recursos financeiros e, mais recentemente, constantes prorrogações do prazo de finalização da pesquisa. “Ainda que esses adiamentos tenham como objetivo qualificar e validar a coleta de dados, há um impacto negativo no que se refere ao planejamento do trabalho. No entanto, avalio que estamos indo bem e as falhas estão sendo corrigidas”, pontuou Thiago.
O IBGE deverá prosseguir com o Censo até 28 de maio, segundo informações oficiais do governo federal.
A fim de garantir a execução mais eficaz do trabalho, o governo federal tem feito parcerias com entidades como a Central Única de Favelas (CUFA), além de ter destinado mais recursos financeiros ao IBGE, permitindo, por exemplo, o aumento no valor pago aos recenseadores.
Em nota oficial, publicada no último dia 3/5 em sua página oficial, o IBGE anunciou que os dados do Censo 2022 serão “impreterivelmente” divulgados até 28 de junho.
Publicado em:
Publicado por: