17 de julho de 2025
Dia Municipal de Conscientização sobre as Experiências Adversas na Infância é instituído em Arujá
A criação da data tem o intuito de mobilizar a sociedade para o cuidado infantil.
Foi publicado no dia 11 de julho, no Diário Oficial da Prefeitura de Arujá, a Lei (3748/2025) que oficializa o Dia Municipal de Conscientização sobre as Experiências Adversas na Infância – EAI.
A data, que deverá ser comemorada, anualmente, em 21 de maio, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os impactos negativos provocados pelas EAI’s no desenvolvimento infantil e até mesmo na vida adulta. A proposta é de autoria do vereador Caio Mãos Solidárias (União).
“Queremos promover ações educativas e preventivas que reforcem a importância de ambientes seguros e acolhedores para o crescimento saudável das crianças”, ressaltou o parlamentar na justificativa ao projeto.
Essas ações poderão ser desenvolvidas pelo Poder Público em parceria com entidades ou organizações não governamentais e poderão incluir palestras, campanhas, seminários, além da distribuição de materiais informativos acerca do tema.
Para Caio, a mobilização em torno do assunto pode reduzir as consequências dessas experiências adversas. Ele defende o diálogo e a integração profissional como uma das alternativas para o sucesso da iniciativa. “Com o projeto, pretendo fomentar o diálogo mais amplo, envolvendo profissionais da saúde, educação e assistência social, assim como da sociedade civil, e criar um grande movimento de proteção, apoio e transformação social”, afirmou.
O projeto 24/2025, que deu origem à lei, foi aprovado por unanimidade durante a Sessão Ordinária de 30 de junho.
Imagem: Divulgação/Freepik
Publicado em:
Publicado por: