O vereador Abelzinho (PL), autor do projeto que criou a Escola do Legislativo da Câmara de Arujá, vai propor, a exemplo do Senado Federal, a criação de um dia dedicado à educação legislativa.
O objetivo é reforçar a importância da atuação do Poder Legislativo junto à comunidade, através de ações e projetos educacionais voltados ao fortalecimento da cidadania e da democracia.
O Dia Nacional da Educação Legislativa foi proposto pelo senador Paulo Paim (PT-SP), por meio do projeto de Lei nº 5868/2019, e sancionado pelo presidente Lula em 5/01/2024 (Lei Federal nº 14.798/2024). A iniciativa foi motivo de comemoração na Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), na qual Arujá também é filiada.
Na justificativa ao projeto, Paim citou as diretrizes da Educação aprovadas na Constituição Federal de 1988 (parágrafo 2º, artigo 39) e ressaltou a evolução da Educação Legislativa no Brasil que teve como pioneiros o Tribunal de Contas da União (TCU), o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e as assembleias legislativas de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O Dia Nacional da Educação Legislativa será celebrado em 15 de maio, data de criação da Abel, e considerado um marco no processo de institucionalização da Educação Legislativa no Brasil.
No âmbito municipal, Abelzinho (PL) afirmou que a criação da data e sua inclusão no calendário oficial do Município é mais uma forma de consolidar e valorizar a Escola do Legislativo da Câmara de Arujá.
“Desde o ano passado, quando foi inaugurada, nossa escola vem atuando, nas mais diversas frentes para aproximar o Legislativo da sociedade e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal e profissional a toda nossa população e, em especial, aos jovens. Foi um avanço para nosso Legislativo e a criação dessa data, tenho certeza, somará a todas essas conquistas”, afirmou o parlamentar ao destacar sua disposição em trabalhar para que a Escola cresça e evolua a cada legislatura. “A Escola já está fazendo a diferença na vida de muitas pessoas e vamos trabalhar para que avance ainda mais”.
A Escola foi oficialmente criada pela Resolução nº 394/2023. A proposta teve como coautor o vereador Luiz Fernando (PSDB), atual vice-presidente da Câmara.
Cursos
A Escola do Legislativo da Câmara de Arujá oferece mais de 50 cursos on-line e gratuitos. Para conhecer, acesse a página: www.camaraaruja.sp.gov.br/escoladolegislativo.
*Com informações do Senado Federal
Publicado em: 11 de janeiro de 2024
Publicado por: Silmara Helena
A Câmara Municipal de Arujá, por meio da Escola do Legislativo Professora Ana Cristina Poli, está com inscrições abertas para o curso Gestão Administrativa: inteligência emocional aplicada à comuni...
A Câmara Municipal de Arujá realizou na quinta-feira (02/10) a cerimônia de diplomação, posse e eleição da Mesa Diretora 2025 da 2ª edição do programa Vereador Mirim por Um Dia, desenvolvido pela E...
Estão abertas as inscrições para o curso Neurolinguística a favor do Desenvolvimento Profissional promovido pela Câmara de Arujá por meio da Escola do Legislativo. As aulas, presenciais, serão mini...
O prefeito de Arujá, Luís Camargo (PSD), recebeu das mãos da presidente do Legislativo, Profª Cris (PSD), cinco anteprojetos de Lei aprovados pela Câmara Municipal com base em ideias propostas por...
Dando continuidade às atividades do programa “Vereador Mirim Por um Dia”, os estudantes eleitos para a 2ª edição de 2025 participaram, na última quarta-feira (17/09), de uma Sessão Simulada conduzi...
A Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo, oferecerá à população de Arujá o curso Empreendedorismo e Educação Financeira, voltado ao desenvolvimento de competências básicas sobre educaç...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!