O vereador Abelzinho (PL), autor do projeto que criou a Escola do Legislativo da Câmara de Arujá, vai propor, a exemplo do Senado Federal, a criação de um dia dedicado à educação legislativa.
O objetivo é reforçar a importância da atuação do Poder Legislativo junto à comunidade, através de ações e projetos educacionais voltados ao fortalecimento da cidadania e da democracia.
O Dia Nacional da Educação Legislativa foi proposto pelo senador Paulo Paim (PT-SP), por meio do projeto de Lei nº 5868/2019, e sancionado pelo presidente Lula em 5/01/2024 (Lei Federal nº 14.798/2024). A iniciativa foi motivo de comemoração na Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), na qual Arujá também é filiada.
Na justificativa ao projeto, Paim citou as diretrizes da Educação aprovadas na Constituição Federal de 1988 (parágrafo 2º, artigo 39) e ressaltou a evolução da Educação Legislativa no Brasil que teve como pioneiros o Tribunal de Contas da União (TCU), o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e as assembleias legislativas de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O Dia Nacional da Educação Legislativa será celebrado em 15 de maio, data de criação da Abel, e considerado um marco no processo de institucionalização da Educação Legislativa no Brasil.
No âmbito municipal, Abelzinho (PL) afirmou que a criação da data e sua inclusão no calendário oficial do Município é mais uma forma de consolidar e valorizar a Escola do Legislativo da Câmara de Arujá.
“Desde o ano passado, quando foi inaugurada, nossa escola vem atuando, nas mais diversas frentes para aproximar o Legislativo da sociedade e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal e profissional a toda nossa população e, em especial, aos jovens. Foi um avanço para nosso Legislativo e a criação dessa data, tenho certeza, somará a todas essas conquistas”, afirmou o parlamentar ao destacar sua disposição em trabalhar para que a Escola cresça e evolua a cada legislatura. “A Escola já está fazendo a diferença na vida de muitas pessoas e vamos trabalhar para que avance ainda mais”.
A Escola foi oficialmente criada pela Resolução nº 394/2023. A proposta teve como coautor o vereador Luiz Fernando (PSDB), atual vice-presidente da Câmara.
Cursos
A Escola do Legislativo da Câmara de Arujá oferece mais de 50 cursos on-line e gratuitos. Para conhecer, acesse a página: www.camaraaruja.sp.gov.br/escoladolegislativo.
*Com informações do Senado Federal
Publicado em: 11 de janeiro de 2024
Publicado por: Silmara Helena
Com o objetivo de estimular a criatividade e a inovação na prática profissional dentro do Poder Legislativo, a Câmara de Arujá ofereceu aos servidores públicos da Casa a oportunidade de cursar a di...
A educação cidadã como estratégia no combate às mudanças climáticas no Brasil e no mundo foi o tema central do 2º Encontro da Rede Nacional de Educação Cidadã (Enec), realizado em São Paulo no dia...
Pelo segundo ano consecutivo, a Escola do Legislativo levou alunos de escolas públicas do ensino técnico e médio de Arujá para visitar a Feira do Empreendedor, organizada pelo Sebrae em São Paulo....
A Escola do Legislativo encerrou a edição de 2024 da Oficina Jovens Empreendedores com a impressionante participação de 445 estudantes. Esse número representa mais do que o dobro de participantes d...
A violência política de gênero, especialmente a cometida contra mulheres, será tema de um seminário promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), da Assembleia Legislativa do Estado de Sã...
O projeto Vereador Mirim por um Dia, realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Arujá, foi destaque em reportagem publicada pelo site G1 da TV Diário, afiliada da Rede Globo na reg...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!