A Câmara Municipal de Arujá fará na quarta-feira (15/5) uma atividade alusiva ao Dia Nacional da Educação Legislativa.
A ação integra a mobilização feita em todo o Brasil pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), que visa celebrar a atuação dos poderes legislativos em favor do avanço e da consolidação da educação política.
A abertura está marcada para às 14h30, no Plenário Vereador João Godoy, e será realizada pelo vereador Abelzinho (PL), um dos autores do projeto que propôs a instituição da data no Município, resultando em sua inclusão no Calendário de Eventos e Festividades.
"A educação legislativa representa uma evolução na atuação do Poder Legislativo junto à sociedade. Ela valoriza o trabalho parlamentar e o seu conhecimento pela população, por meio de projetos de cunho político-pedagógicos", afirmou Abelzinho, que também é autor da proposta que criou a Escola do Legislativo em Arujá, em coautoria com Luiz Fernando (PSD).
A expectativa é de que cerca de 40 alunos de ensino médio da rede pública da cidade participem do evento, organizado pela Escola do Legislativo. Na ocasião, será ministrada a palestra Como elaborar currículos de forma simples e rápida pela analista de Recursos Humanos da Câmara de Arujá, Lucimar Esteves.
O evento é gratuito e aberto ao público.
Educação Legislativa
O Dia Nacional da Educação Legislativa foi proposto pelo senador Paulo Paim (PT-SP), por meio do projeto de Lei nº 5868/2019, e sancionado pelo presidente Lula em 5/01/2024 (Lei Federal nº 14.798/2024).
A iniciativa foi motivo de comemoração na Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), na qual Arujá também é filiada.
Na justificativa ao projeto, Paim citou as diretrizes da Educação aprovadas na Constituição Federal de 1988 (parágrafo 2º, artigo 39) e ressaltou a evolução da Educação Legislativa no Brasil que teve como pioneiros o Tribunal de Contas da União (TCU), o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e as assembleias legislativas de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Em Arujá, o PL 236/2024, que cria o Dia Municipal da Educação Legislativa, de autoria de Abelzinho (PL) e Luiz Fernando (PSD), foi aprovado pelo Plenário da Casa em 2ª discussão e votação na Sessão Ordinária de 30/4 e aguarda sanção do prefeito.
Publicado em: 13 de maio de 2024
A Câmara Municipal de Arujá, por meio da Escola do Legislativo Professora Ana Cristina Poli, está com inscrições abertas para o curso Gestão Administrativa: inteligência emocional aplicada à comuni...
A Câmara Municipal de Arujá realizou na quinta-feira (02/10) a cerimônia de diplomação, posse e eleição da Mesa Diretora 2025 da 2ª edição do programa Vereador Mirim por Um Dia, desenvolvido pela E...
Estão abertas as inscrições para o curso Neurolinguística a favor do Desenvolvimento Profissional promovido pela Câmara de Arujá por meio da Escola do Legislativo. As aulas, presenciais, serão mini...
O prefeito de Arujá, Luís Camargo (PSD), recebeu das mãos da presidente do Legislativo, Profª Cris (PSD), cinco anteprojetos de Lei aprovados pela Câmara Municipal com base em ideias propostas por...
Dando continuidade às atividades do programa “Vereador Mirim Por um Dia”, os estudantes eleitos para a 2ª edição de 2025 participaram, na última quarta-feira (17/09), de uma Sessão Simulada conduzi...
A Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo, oferecerá à população de Arujá o curso Empreendedorismo e Educação Financeira, voltado ao desenvolvimento de competências básicas sobre educaç...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!