Notícias

29 de setembro de 2022

Câmara sedia audiência pública sobre mobilidade urbana e mudanças no sistema de transporte coletivo

Prefeitura apresentará resultados de estudos feitos por empresa especializada

Visualize fotos

A Prefeitura de Arujá fará a apresentação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana em audiência pública marcada para a próxima quarta-feira (5/10), às 9h30 no Plenário Vereador João Godoy. A população poderá participar de forma presencial ou virtual – a atividade será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube: @camaradearujaoficial.

Os estudos sobre a mobilidade urbana em Arujá estão sendo conduzidos pela Prefeitura e apresentados à população por meio de reuniões descentralizadas. Uma delas foi realizada na sede da Associação de Moradores do Parque Rodrigo Barreto (foto) e outra com os vereadores especificamente sobre a licitação do transporte coletivo; a última, foi feita em 20/9, no Paço Municipal.

O Plano traz dados sobre as condições de trânsito, acessibilidade e situação do sistema viário de Arujá. O Plano de Ação é composto por 29 programas, entre os quais, o de requalificação de vias, fiscalização e controle do trânsito, reestruturação das redes do transporte coletivo e estruturação da mobilidade urbana. São mais de 100 ações e 22 subações a serem implementadas ao longo de 15 anos.

Paralelo à discussão do Plano de Mobilidade, a Prefeitura apresentou à análise do Legislativo o Projeto de Lei Complementar (PLC) 7/2022 que trata da reorganização do sistema de transporte público e das novas regras para licitação dos serviços de ônibus. O PLC já foi aprovado em 1ª discussão e votação e gerou debate em Plenário. Leia mais aqui.

Dados

De acordo com estudos já apresentados, Arujá registrou aumento de 38,92% da frota de veículos no período de 2011 a 2021. Também foi registrado crescimento de pessoas com algum tipo de deficiência relacionada a surdez, cegueira e deficiência física.

Há problemas na estrutura de calçadas e passeios públicos e algumas vias já ultrapassam a capacidade tráfego em períodos específicos do dia. O Plano prevê a interligação de ciclovias e entre os modos de transporte, além da melhoria da sinalização vertical, horizontal e semafórica.

Foi identificada a existência de 762 lombadas e taxa média de ocupação das vagas do estacionamento rotativo, a conhecida Zona Azul, em torno de 86,27%.

No geral, o Plano de Mobilidade deverá atuar em seis segmentos: circulação dos meios não motorizados; circulação dos meios motorizados; viário; segurança, transporte e gestão.

No que diz respeito aos sistemas atenderá aos que se referem à circulação de pedestres, de ciclistas, de veículos motorizados, viário de circulação, segurança viária, transporte público de passageiros e gestão da mobilidade urbana.

 

 

 



Publicado em:

Publicado por: