Comunicar-se é um dos princípios da Administração Pública, naquilo que a Constituição (art. 37) chama de Publicidade. Esse princípio dever tornar públicos todos os atos dos órgãos de Estado. A partir dessa premissa, podemos pensar a comunicação em políticas públicas como um direito do cidadão e uma obrigação de governos e parlamentos. Por isso, essa atividade exige, cada vez mais, de gestores e profissionais de comunicação capacitados que possam mediar o processo de construção das políticas. Na perspectiva da comunicação em políticas públicas, o cerne não é dizer, é responder a perguntas que foram devidamente ouvidas. A questão não é somente mostrar, mas dialogar com os diferentes públicos e dar transparência as ações dos governos.
Michel Carvalho - Instituto do Legislativo Paulista (ILP)
16/11/2023 a 16/11/2023
2h30
Titular
Agentes da administração pública nas esferas federal, estadual e municipal. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.
I) COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
* Governo, opinião pública e mídia;
* Comunicação de políticas, programas e ações;
* Comunicação Pública x Comunicação no setor público;
* A lógica dos algoritmos e seu impacto na comunicação pública;
* Ferramentas de interação com o cidadão: plataformas, aplicativos, redes sociais, etc.
II) QUANDO DIVULGAR UMA POLÍTICA PÚBLICA?
* O ciclo das políticas públicas;
* Problema público e seu agendamento;
* As estratégias de divulgação das políticas públicas.
III) A COMUNICAÇÃO E OS DIFERENTES PÚBLICOS
* Mídia (meios tradicionais e influenciadores digitais);
* Formadores de opinião (ativistas e especialistas);
* População em geral.
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