07 de maio de 2024
Vereadores aprovam semana de conscientização sobre mudanças climáticas
Também houve homenagem aos organizadores do Festival de Parintins e ao regente do Coro do Centro de Convivência do Idoso
Em meio à tragédia climática que assola o estado do Rio Grande do Sul, a Câmara Municipal de Arujá aprovou em 1ª votação o projeto de lei que prevê a semana de conscientização sobre as mudanças climáticas, de autoria do vereador Samoel Maia (Republicanos).
O texto prevê que, anualmente, na semana do dia 16 de março, seja promovida a conscientização sobre as mudanças climáticas e suas possíveis consequências locais, além de estimular a sociedade à prática de ações que reduzam os impactos climáticos através de palestras, seminários e outros eventos.
Em Tribuna, Samoel argumentou que os eventos decorrentes das fortes chuvas no RS evidenciam a urgência da ampliação do debate público sobre o tema. “Quanto protocolei esse projeto em novembro passado, fiz avaliando a situação global. Mas notem que ele veio à votação em um momento que vemos consequências nefastas no Rio Grande do Sul, com mortes e devastação econômica”, apelou o republicano.
A propositura recebeu apoio de todos os 13 vereadores presentes.
Moções
Foi lida em Plenário a moção de pesar pelo falecimento do magistrado Walter Cruz Swensson, no dia 2 de maio, aos 85 anos. No texto, assinado pelo vereador e presidente Luiz Fernando (PSD), Swensson é descrito como um homem que foi respeitado por sua conduta de dedicação à família, à comunidade e à magistratura.
Também de autoria do presidente legislativo, a moção de parabenização e aplausos ao maestro João Tadeu de Oliveira, regente do Coro do Centro de Convivência do Idoso, do Coro do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente e do Coro Municipal, foi aprovada por unanimidade. Acompanhado de amigos e familiares, o homenageado esteve presente à sessão e acompanhou as falas elogiosas de parlamentares da Tribuna de Honra.
Já o evento Festival de Parintins rendeu moção de parabenização aos organizadores, como a jornalista Ariane Barbosa, Thiago La Corte, Edilson Santana, Wal Cantori e Marize de Castro Manopeli. O evento ocorreu no dia no dia 26 de abril, no Clube União Arujaense. A homenagem é de autoria do vereador Paulinho Maiolino.
Veto
Em votação menos uniforme, os vereadores acataram o veto do prefeito ao projeto de lei que pretendia eliminar restrições de distanciamento e horários de funcionamento de clubes de tiro em Arujá.
Ao todo, foram oito votos para acatar o veto, sendo eles: Profª Cris do Barreto (PSD), Gabriel dos Santos (PSD), Jean da Padaria (PDT), Genilson Moto (PT), Luiz Fernando (PSD), Paulinho Maiolino (PSD) e Samoel Maia (Republicanos).
Abstiveram-se da votação os vereadores Abelzinho (PL), Divinei (PL) e Vinícius Pateta (PSD). Estavam ausentes do Plenário no momento da votação o vereador Reynaldinho (PSD) – autor da lei vetada – e Rafael Laranjeira (União).
Rejeitaram o veto do prefeito os vereadores João Luiz (PSD) e o também autor da propositura GCM Uelton (União).
Proposituras aprovadas
Já em 2ª votação, foram aprovados o PL 231/2023, que cria a Semana Municipal do Assistente Social – também de Samoel Maia – e o PL 240/2024, que institui no calendário oficial o Mês de conscientização da Doença de Parkinson. Segundo a propositura, de autoria do vereador Paulinho Maiolino (PSD), o mês de abril seria reservado para conscientização sobre a enfermidade.
Dois projetos do Executivo que previam a abertura de crédito adicional foram aprovados: o PL 165/2024, que abre R$727.027,30 em crédito especial por superávit financeiro; e o PL 166/2024, por excesso de arrecadação, que insere R$ 1 milhão no orçamento.
Outra propositura aprovada, esta de autoria do vereador João Luiz (PSD), prevê a denominação de Joaquim Fonseca de Magalhães à rua localizada entre as Avenidas Governador Mário Covas Junior e Adília Barbosa Neves, no Bairro Jordanópolis.
Na sessão, ainda foram aprovadas 10 indicações de melhorias na cidade e 10 requerimentos de informações endereçados ao prefeito.
A íntegra da sessão está disponível no canal da Câmara de Arujá no YouTube.
Publicado em: