Notícias

16 de setembro de 2025

Sessão tem homenagem a coletores de lixo e instrutor de capoeira

Legislativo também aprovou prorrogação da vigência do Plano Nacional de Educação em Arujá

Visualize fotos

A Câmara de Arujá teve mais uma sessão realizada nesta segunda-feira (15/09), com a aprovação de projetos de lei, prorrogação do Plano Municipal de Educação e homenagens a personalidades e instituições locais.

Entre as moções de reconhecimento aprovadas, destacou-se a homenagem à Cooperativa Cora de Arujá, de autoria do vereador Tiago Ursão (MDB) – Moção 70/2025. A associação conta com cerca de 22 colaboradores e realiza coleta seletiva setorizada em bairros, empresas e escolas, encaminhando os materiais recicláveis para triagem e comercialização.

Outra moção (81/2025), dessa vez apresentada pelo vereador Caio Mãos Solidárias (União), prestou homenagem ao instrutor de capoeira José Natanael dos Santos, o Monitor Fera, fundador do núcleo da Associação de Capoeira Filhos da África no Jardim Via Dutra. O projeto atende cerca de 50 alunos e promove inclusão social por meio da cultura capoeira, expressão artística e cultural de origem africana.

O vereador Reynaldinho (PSD), por sua vez, propôs e teve aprovada a moção de aplausos (83/2025) a Eduardo Silveira Manoel Bueno, jovem arujaense aprovado no concurso de Delegado de Polícia de São Paulo, após trajetória marcada por dedicação aos estudos e experiência na área jurídica.

Ordem do Dia

Na Ordem do Dia, foram aprovados em primeira votação dois projetos de lei. O primeiro (PL 54/2025), de autoria do vereador Caio Mãos Solidárias (União), institui o Selo Empresa Amiga da Educação, voltado a reconhecer empresas que desenvolvem ações em prol da melhoria do ensino público municipal, incentivando a responsabilidade social corporativa.

Já a segunda proposta, de autoria do vereador Tiago Ursão (MDB), cria o Dia Municipal de Combate ao Crime (PL 55/2025), a ser celebrado anualmente em 15 de novembro, com ações de conscientização, prevenção e enfrentamento à criminalidade. Segundo o texto a aprovado, a medida visa fortalecer a cultura de paz e a participação da comunidade na segurança pública.

Plano Nacional de Educação

Em segunda votação, os vereadores aprovaram o projeto de lei 26/2025 do Executivo que prorroga até junho de 2026 a vigência do Plano Municipal de Educação, alinhado ao Plano Nacional de Educação (PNE). A medida tem como objetivo evitar descompasso normativo e garantir a continuidade das metas e diretrizes definidas para a área da educação.

Luto

Durante a sessão, também foi apresentada Moção de Pesar assinada pelo vereador Reynaldinho pelo falecimento de Ana Rodrigues da Costa, além da aprovação de 39 indicações de melhorias e 14 requerimentos de informações ao governo.

A íntegra da Sessão está disponível no canal oficial da Câmara no YouTube.

 

 



Publicado em: