27 de outubro de 2023
Com casa lotada, vereadores aplaudem atuação de arujaenses
Sessão plenária aprovou quatro moções de aplausos e parabenização
*Jéssica Lima
Casa lotada: durante a última Sessão Ordinária de 23/10 a população marcou presença em peso nas galerias do Plenário Vereador João Godoy, para prestigiar os homenageados pelo Legislativo arujaense. Os parlamentares acataram e aprovaram, no total, quatro moções de parabenização e aplausos.
Destaque à Moção nº 210/2023 concedida à munícipe Ana Maria Machado por ter sido escolhida para representar o País na “Expedição TEAfrica” promovida pela Associação Osai como a primeira brasileira com TEA (Transtorno do Espectro Autista) a se tornar intérprete de Libras.
Autor da proposta, o vereador Reynaldinho (PTB) subiu à tribuna para destacar a importância da linguagem de Libras e do trabalho feito pelos tradutores que atuam nos eventos da Câmara Municipal. “Essa é a função da Casa do Povo: Incluir todas as pessoas para que elas possam entender, participar e, naturalmente, opinar no Legislativo”, arrematou.
Os vereadores Renan de Arujá (PODE), Divinei (PL), Samoel Maia (Republicanos), GCM Uelton (PSDB) e Paulinho Maiolino (PSD) também subiram em tribuna para enaltecer a propositura.
Paulinho Maiolino (PSD), por sua vez, dedicou uma Moção de Parabenização (nº 212/2023) à Secretária de Educação Elaine Cristina Gentil bem como a equipe pela organização do 2º Encontro da Educação do Município de Arujá - que contou, inclusive, com a presença do professor, historiador e escritor Leandro Karnal. Maiolino ponderou em tribuna que “a educação amplia horizontes, transforma vidas e o trabalho que a equipe tem feito com as crianças da cidade de Arujá é digno de ser enaltecido.”
A equipe FAV TKD de Arujá teve seu desempenho reconhecido em Plenário por conta das medalhas obtidas na 15ª Copa América de Taekwondo 2023 e no Campeonato Mundial de Taekwondo WOTF 2023. De autoria do vereador Vinícius Pateta (REDE), a Moção de Parabenização nº 213/2023 foi aprovada pela totalidade dos pares presentes em plenário.
De autoria do vereador Luiz Fernando (PSDB) e do Presidente da Casa, Abelzinho (PL), a Moção de Aplausos (nº 215/2023) ao COPLA (Conselho Oficial de Pastores e Líderes Cristãos de Arujá) também ganhou notoriedade pelo Legislativo. A iniciativa foi acatada e aprovada por 11 votos favoráveis.
Ordem do Dia
Já durante a Ordem do Dia, foi aprovado em 2ª discussão o Projeto de Lei nº 146/2023, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional que autoriza a inclusão de pouco mais de R$ 222 mil ao orçamento da Secretaria de Saúde e Bem-estar Animal.
Também passaram pelo Plenário em 2º discussão e votação, dois projetos de autoria dos vereadores Samoel Maia (Republicanos), Jean da Padaria (PDT), Genilson Moto (PT) e Renan de Arujá (Pode): o PL nº 214/2023, que institui o Dia do Futebol Amador no Calendário Oficial do Município; e o PL nº 215/2023, que instaura o mês Julho Faixa Preta.
Ainda foram lidas e encaminhadas 23 indicações e aprovados quatro requerimentos.
Leitura
Seis projetos entraram para leitura durante a Sessão Ordinária. Dentre eles, três de autoria do Poder Executivo: uma Mensagem Aditiva ao PL nº 140/2023, que dispõe sobre a ampliação de vagas dos empregos públicos de Assistente Jurídico, Cozinheiro e Servente na Secretaria de Assistência Social; o PL nº 144/2023, que institui o programa Desenvolve Arujá ao município e o PL nº 145/2023, referente a quantidade de cargos efetivos pertencentes à administração da Secretaria Municipal de Finanças.
Já no âmbito Legislativo, dois projetos de Decreto-Legislativo referentes à entrega de Diploma de Honra ao Mérito foram lidos e seguem em tramitação nas Comissões Permanentes da Casa: o primeiro (nº30/2023), de autoria do vereador João Luiz (PSD) concede o diploma ao Mestre André Lobo e o segundo (nº 31/2023), de autoria do vereador Gabriel (PSD), ao senhor Nivaldo Costa – também conhecido como “Nivaldo Tranqueira.”
O terceiro, incluído para Leitura, trata de projeto de Decreto-Legislativo, de autoria do vereador Rafael Laranjeira (Rede), relacionado à concessão de Título de Cidadão Arujaense ao jornalista Nelson Cortês dos Santos.
A íntegra da Sessão Ordinária está disponível no canal oficial da Câmara no YouTube.
*Jéssica Lima é estagiária de Jornalismo do Departamento de Comunicação da Câmara de Arujá
Publicado em:
Publicado por: