Notícias

23 de novembro de 2022

Sessão destaca atuação de arujaenses e Dia da Consciência Negra

Plenário também votou quatro projetos na Ordem do Dia da 80ª Sessão Ordinária

Visualize fotos

Cidadãos de Arujá tiveram sua atuação reconhecida durante a 80ª Sessão Ordinária – a segunda realizada em 21/11. O Plenário aprovou quatro Moções de Parabenização e Aplausos em reconhecimento à relevante atuação de arujaenses nas áreas do esporte, da assistência social e da defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Também foi lembrado pelo Plenário a celebração do 20 de novembro – Dia da Consciência Negra – com um Moção de Congratulações.

O esportista Luiz Paixão Dias foi homenageado pelo vereador Paulinho Maiolino (PSD) (Moção nº 123/2022). Ele corre desde os 12 anos e desde que chegou a Arujá mantém esse hábito, destacando-se em competições, como a tradicional São Silvestre, sempre representando o Município.

O projeto Teologia Gratuita – Papo com Deus recebeu uma honrosa deferência do Plenário da Casa de Leis na pessoa do Pastor Maxwell Mendes. A plataforma, que existe há dois anos, chega a mais de 360 surdos em todo o Brasil, além de 3.900 estudantes de Teologia no Brasil em países de língua portuguesa como Moçambique. A Moção (nº 124/2022) foi proposta pelos vereadores Luiz Fernando (PSDB), Cris do Barreto (PSD) e Fábio Cabeção (Rede).

Divinei e Abelzinho, ambos do PL, apresentaram Moção de Parabenização (nº 125/2022) à nova diretoria da Apae de Arujá. A propositura foi aprovada e provavelmente subscrita por todos os parlamentares.

Uma equipe da GCM de Ferraz de Vasconcelos também esteve na Sessão Ordinária. O destaque foi a presença de dois cães adestrados que integram a Guarda do Município vizinho. GCM Uelton Almeida (PSDB), autor da homenagem feita por meio da Moção nº 126/2022, disse que quer sensibilizar o prefeito de Arujá, Dr. Camargo (PSD), a investir na instalação de um canil na cidade.

O 20 de novembro – Dia da Consciência Negra – foi lembrado pelos vereadores Gabriel (PSD) e Divinei (PL) com uma Moção de Congratulações e Louvor (nº 127/2022) e discursos na Tribuna. A data remete à Morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência à escravidão dos negros no Brasil.

A apresentação das Moções lotou o Plenário da Casa de Leis.

Ordem do Dia

Quatro projetos de Lei de autoria do Poder Executivo foram discutidos e aprovados em 1ª discussão. Os PL’s de números 103/2022 e 105/2022 relacionado à concessão de benefícios a servidores públicos da Prefeitura de Arujá foram aprovados em 1ª discussão. As propostas tratam de concessão de um dia de licença para que funcionários façam exames preventivos, entre os quais, o de mama e o de próstata, e que garante alteração de referências salariais para servidores da fiscalização, respectivamente.

Outros dois, relativos à liberação de créditos adicionais, passaram por aprovação definitiva durante a 70ª Sessão Extraordinária, convocada pelo presidente Abelzinho (PL) logo após o término da 80ª Sessão Ordinária.

São eles: o PL 104/2022 no valor de R$ 327.710,74, cujos recursos, oriundos da Sabesp, serão aplicados em infraestrutura de saneamento básico e o PL 106/2022, que trata do recebimento de recursos do governo federal – no montante de R$ 957.127,00 – para garantia de tarifa gratuita para idoso no transporte coletivo.

Ainda foram lidas e encaminhadas ao prefeito, quatro indicações de melhorias de serviços na cidade.

A íntegra da Sessão está disponível no canal oficial do Legislativo no YouTube.

 

 

 

 

 



Publicado em:

Publicado por: