14 de outubro de 2022
Com Plenário lotado, Festa do Divino é incluída em Calendário de Festividades e estudantes do Renê são homenageados
Projeto de Lei e Moção de Parabenização foram aprovados na Sessão Ordinária de 10/10
Sob aplausos do público, que lotou as dependências do Plenário Vereador João Godoy, os vereadores aprovaram em 1ª discussão e votação, o projeto de Lei Legislativo nº 150/2022 que inclui a Festa do Divino Espírito Santo no Calendário Oficial de Festividades do Município. A proposta é de autoria do vereador Divinei (PL) e foi recebida com grande alegria pelos fiéis da Paróquia Santo Expedito, organizadora do evento, e pelo pároco Celso Lucas Silva.
“Hoje é um dia de festa e me sinto muito feliz por Deus ter ofertado a mim a oportunidade de apresentar projeto de tamanha envergadura”, disse Divinei ao iniciar seu pronunciamento na Tribuna da Casa de Leis na Sessão Ordinária de 10/10. “Essa proposta também é uma homenagem ao meu pai, que se chama Divino, e a toda a minha família, que é muito católica. Para fora da Igreja, a festa do Divino é um movimento cultural muito importante, e para dentro da igreja, um movimento religioso de muita fé, pois o Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Agradeço ao padre Celso pelo convite, parabenizo pelo trabalho, pois aprendi muito com a comunidade e, se tudo isso está acontecendo, a culpa é dele”, brincou.
Reynaldinho (PTB) também fez questão de se pronunciar e parabenizar o colega pela iniciativa. “Como católico não poderia deixar de falar”, justificou o parlamentar ao ressaltar que a realização da Festa do Divino possibilitará uma maior integração dos bairros do entorno da Paróquia ao Município.
O projeto foi aprovado por 15 votos – unanimidade no Plenário.
Moção
Outro destaque da Sessão foi a presença dos alunos da escola estadual Dr. Renê de Oliveira Barbosa, homenageados pela participação em evento esportivo estadual. A Moção de Parabenização (nº 116/2022) foi de autoria da vereadora Profª Cris do Barreto (PSD) e aprovada pelo Plenário. “Quero parabenizar a todos e dizer que vocês são um orgulhoso para seus pais e para nossa cidade, além de um exemplo para outros jovens, porque somente com esporte e educação a gente pode mudar esse País”, disse a parlamentar.
Projetos aprovados
Na Ordem do Dia, ainda foram aprovados em 2ª discussão e votação outros três projetos de Lei: o PL 129/2022, que trata da parceria entre a iniciativa privada e a Prefeitura para realização de reformas em escolas municipais de autoria dos vereadores Jean da Padaria (PDT) e Luiz Fernando (PSDB); o PL 130/2022, que dispõe sobre a realização de sessão de cinema adaptada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias na Semana de Conscientização do Autismo, de autoria do vereador Paulinho Maiolino (PSD) e o PL 133/2022, que altera a lei do IPTU Verde, e acrescenta mais uma possibilidade de desconto para contribuintes que sistemas de captação de energia solar em seus imóveis. A propositura é de autoria dos vereadores Reynaldinho (PTB) e Profª Cris do Barreto (PSD).
Leitura
Entraram para Leitura os projetos de lei 99/2022, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2023; o PL 102/2022, referente à alteração de referências de cargos da Secretaria Municipal de Educação – ambos de autoria do Poder Executivo; e o PLL 148/2022, proposto pelos vereadores Reynaldinho (PTB) e Profª Cris do Barreto (PSD), que dá nome de Alexandre Rodrigues Lima a logradouro localizado no cruzamento da avenida Shinji Hirose com a avenida C.
Requerimentos
Também foram encaminhadas 57 indicações de melhorias ao Poder Executivo e 13 requerimentos de informações.
Visita
O ex-vereador Wilson Ferreira acompanhou a Sessão Ordinária da Tribuna de Honra. Ele foi saudado pelo presidente Abelzinho (PL) e pelos vereadores.
A íntegra da Sessão está disponível no canal oficial da Câmara no YouTube.
Publicado em:
Publicado por: