Requerimento Nº 2203/2016
Data: 17/03/2016
Processo: 15221/2016
Situação: Aprovado
Regime: Ordinário
Autoria: Wilson Ferreira da Silva
Assunto: INFORMAÇÕES SOBRE O CONSÓRCIO REGIONAL DO SAMU – CRESAMU
Texto: CONSIDERANDO que o Município de Arujá faz parte do CRESAMU, CONSIDERANDO que o dever da Secretaria Municipal de Saúde de fiscalizar a execução do serviço, CONSIDERANDO que em 17/03/2016, no período o noturno, o serviço foi acionado pelo telefone 192, devido a uma fratura exposta de MARIA FERREIRA DA SILVA, com 85 anos de idade, e a equipe que atendeu a ocorrência, seja por ineficiência ou outro motivo qualquer, como também, o (a) responsável pela regulação, OMITIRAM que se tratava de fratura exposta, duma senhora de 85 anos de idade, cardíaca, e com outros problemas de saúde, inclusive, com ligação direta do subscritor ao referido serviço, sem se identificar com Vereador, por se tratar da sua mãe, não o fazendo por questões éticas, onde alertou quanto ao fato de se tratar de fratura exposta, CONSIDERANDO que apesar da situação exigir a remoção para local com referência ortopédica, mas, devido a omissão quanto à fratura exposta pela equipe de plantão, foi encaminhada para o Pronto Atendimento de Arujá, que é cediço não dispõe de estrutura para atender a necessidade de paciente com fratura exposta, CONSIDERANDO que o erro aumentou o sofrimento da paciente, desnecessariamente, como também, expôs-lhe a situação de risco de morte ou agravamento do quadro, como infecção etc., CONSIDERANDO que ao ligar para o telefone 192, novamente, após constatado no PA de Arujá que realmente era uma fratura exposta, e que deveria ter sido direcionada diretamente para a referência adequada, agora, diante da gravidade, identificando-me como Vereador de Arujá, solicitei falar com o responsável pelo plantão e fui informado que não havia tal profissional de plantão, somente em horário comercial, CONSIDERANDO o absurdo de não existir plantonista para responder sobre o serviço e que o erro, repise-se, é desumano, porque aumenta o sofrimento do paciente, CONSIDERANDO que o fato é digno de encaminhamento de pedido de providências, inclusive, para apuração pelo Ministério Público, e pela Secretaria de Direitos Humanos, do Governo Federal, de eventual violação de direitos da pessoa humana, como dignidade, saúde adequada, e prolongamento de sofrimento, mas, por cautela, faz-se necessária instrução com informações do CRESAMU, CONSIDERANDO finalmente, que a situação expõe de forma vexatória o serviço de saúde de Arujá, que já enfrenta várias críticas de ineficiência.
Justificativa: R E Q U E I R O ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, dentro do prazo estabelecido na Lei Orgânica do Município de Arujá, o seguinte: a) Informações sobre quem é o responsável pelos plantões do CRESAMU; b) Informações sobre os motivos pelos quais a Secretária de Saúde de Arujá, acionada via telefone, OMITE-SE EM ATENDER ESTE VEREADOR, o que vem fazendo de forma sistemática, para explicar ou esclarecer quanto aos serviços de saúde ofertados pelo SUS em âmbito municipal; c) Informações sobre a qualificação profissional das equipes de urgência e emergência, especialmente, certidão quanto ao fato de possuírem curso de captação APH – Atendimento Pré-Hospitalar; d) Informações quanto à qualificação profissional do (a) médico (a) regulador (a) de plantão no CREMASU, na noite de 17/03/2016 para 18/03/2016, bem como das equipes de plantão, notadamente, capacitação para Atendimento Pré-Hospitalar, com carga horária.
Tipo | Descrição | Extensão | Data | Tamanho |
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REQQ-001- 21-03-16-INFORMAÇÃO SOBRE CONSORCIO SAMU-CRESAMU | .doc | 21/03/2016 | 52 KB |
Tramitações
Remetente: Gabinete da Presidência
Destinatário: Abel José Larini - "Abel Larini"
Envio: 29/03/2016 - Prazo: 19/04/2016
Objetivo: Encaminhada
Complemento: Encaminhado através do Ofício nº 1.060/2016.
Documento vinculado: Ofício Administrativo Nº 1060/2016
Remetente: Gabinete da Presidência
Destinatário: Plenário
Envio: 21/03/2016
Objetivo: Plenário - Leitura, Única Discussão
Resposta: 21/03/2016
Resultado: Aprovado
Documento | Data | Assunto | Arquivos |
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Ofício Administrativo Nº 1060/2016 | 29/03/2016 |
Referentes Indicações nrºs 4.277 a 4.239 e Requerimentos nrº 2.192 a 2.203
Autoria: Gabinete da Presidência |
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Correspondência Recebida Nº 93/2016 | 12/04/2016 |
Ref. Respostas de Requerimentos nº2.192 a 2.203/2016
Autoria: Abel José Larini - "Abel Larini" |
Documento | Sessão | Data | Fase |
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Expediente | 133ª Sessão Ordinária de 2016 | 21/03/2016 | Leitura, Unica Discussão |