O Brasão e a Bandeira de Arujá foram estabelecidos na gestão do prefeito Benedito Manoel dos Santos, pela Lei Municipal no. 167, de 21/11/1968. Em 2015, a Câmara Municipal de Arujá aprovou o projeto de Lei no. 191/2015, de iniciativa da Prefeitura, que propôs a reformulação dos dois símbolos do Município. Promulgada pelo então prefeito Abel Larini, tornou-se a Lei Municipal no. 2863 de 15/12/2016.
Seguindo os conceitos de heráldica e da vexilologia – estudo científico de bandeiras e brasões – foram feitas três principais alterações no Brasão de Arujá: a substituição da coroa de três pela de cinco torres, modelo padrão para municípios; a implantação de um listel com a escrita “Arujá”; e a mudança de direção, da direita para a esquerda, dos peixes que são o símbolo da cidade.
A Bandeira seguiu a proposta inicial, mantendo a forma retangular, dividida em quatro campos iguais e com o Brasão ao centro. Mas teve as suas cores regulamentadas da seguinte forma: prata nos cantos superior esquerdo e inferior direito e azul, nos cantos, superior direito e inferior esquerdo. O historiador João Machado foi um dos que colaboraram para elaboração da proposta.
Juvenal Barbosa foi o idealizador da Bandeira do Município de Arujá. Ele foi homenageado pela Câmara Municipal em 2018, por iniciativa do vereador Gabriel dos Santos, que apresentou a Moção de Parabenização no. 110/2018. Na ocasião, Juvenal completava 90 anos de idade e a Bandeira, 50 anos de criação.
Saiba Mais:
Vereadores aprovam alterações em Brasão e Bandeira do Município (7/12/2016): http://camaraaruja.sp.gov.br/vereadores-aprovam-alteracoes-em-brasao-e-bandeira-do-municipio/
Brasão e Bandeira de Arujá serão atualizados: http://camaraaruja.sp.gov.br/bandeira-e-brasao-de-aruja-serao-atualizados/
Autor da Bandeira é homenageado pelo Legislativo : http://camaraaruja.sp.gov.br/aos-90-anos-autor-da-bandeira-de-aruja-e-homenageado-pelo-legislativo/
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.21 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!