Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  



Data: 25/07/2017

Situação: Aprovada

Regime: Ordinário

Autoria: Gabriel dos Santos

Assunto: Congratulação à Coronel Helena dos Santos Reis, primeira mulher negra à frente da Casa Militar do Governo de São Paulo

Texto: Requeiro, nos termos regimentais e após ouvido o Egrégio Plenário, que seja consignado nos anais desta Casa, MOÇÃO DE CONGRATUAÇÃO à Coronel Helena dos Santos Reis, primeira mulher negra à frente da Casa Militar do Governo de São Paulo. A Coronel Helena Reis é graduada em Direito pela UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul/SP), coronel Helena iniciou sua carreira na Polícia Militar de SP em 1989, se formando no Curso de Formação de Oficiais em 1992. Possui mestrado (2008 a 2009) e doutorado (2011) em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos Superiores, departamento da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, e pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (2009 a 2010), pela Universidade Federal Fluminense. Ao longo de sua carreira assumiu diversos cargos importantes como Chefe da 3ª Seção do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de SP (2013 a 2015), comandante da Escola Superior de Sargento (2015) e comandante do Policiamento do Interior 5 de São José do Rio Preto/SP (2015 a 2016). Em janeiro de 2017, assumiu o cargo de Secretária Chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo. Nobres colegas, quando um fato é verdadeiramente relevante, principalmente se é modelar positivamente, é dever do homem público apoiar, divulgar e reverenciar. É assim que me sinto diante da Coronel PM Helena dos Santos Reis, um exemplo a ser seguido, uma mulher que galga a uma função tão relevante com atribuições decisivas e estratégicas para qualquer governo. Faço questão de finalizar essa moção com as palavras que a Coronel Helena Reis fez no dia de sua posse do cargo de Secretária Chefe da Casa Militar: “Socorrer pessoas, lidar diretamente com perdas, conviver com a morte, reduzir sofrimento, trazer a luz uma criança, deter quem ameaça inocentes, quem corrompe a vida, a juventude e compromete o futuro das nossas crianças por meio das drogas. Além de parar aquele que agride a mulher e que discrimina o diferente…nunca perder a humanidade, a delicadeza, a amizade, o sentido de família e solidariedade. Nunca esquecer que hierarquia das nossas funções nos diferencia, mas a fragilidade da vida nos iguala”. Esta Casa de Leis presta justa homenagem a Coronel Helena Reis, a Senhora, nossos aplausos.


Documentos de Sessão

Documento Sessão Data Fase
Expediente 22ª Sessão Ordinária de 2017 07/08/2017 Leitura, Unica Discussão

Votações

22ª Sessão Ordinária de 2017

Votação: Simbólica

Fase: Leitura, Unica Discussão

A favor: 13

Ausentes: 1

Resultado: Aprovado

Voltar

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!