Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  



Data: 13/11/2018

Processo: 16850/2018

Situação: Arquivado

Regime: Ordinário

Autoria: Edimar do Rosário

Assunto: Moção de aplausos aos Varredores de Rua ou Gari.

Justificativa: REQUEIRO, nos termos regimentais e após deliberação favorável do Egrégio Plenário, que seja consignada nos anais desta Casa, MOÇÃO DE APLAUSOS AOS VARREDORES DE RUA do município de Arujá.

Texto: No dia a dia, o seu trabalho é visível e de suma importância para o cidadão em geral, porém, nem sempre esse tipo de profissional é visto na sua árdua cotidiana. O gari é um trabalhador indispensável para manter a cidade limpa e, ao mesmo tempo, contribui para que a administração pública possa oferecer mais qualidade de vida a sua gente. Apesar do trabalho penoso, de suas mãos calejadas, o gari ainda esboça um sorriso no rosto demonstrado, com isso, sentimentos de fé de esperança num futuro melhor para ele e sua família, pois através do seu trabalho nos concede uma cidade mais limpa e organizada. O nome gari representa um reconhecimento ao francês Aleixo Gary que se destacou na limpeza pública da cidade do Rio de Janeiro no período imperial. O primeiro contrato fora assinado, em 11 de outubro de 1876. O serviço incluía a remoção de lixo das casas e das praias e o posterior transporte para a ilha de Sapucaia, onde, hoje, situa-se o tradicional bairro carioca do Caju, em parceria terminou, em 1891. Na época, um ano depois, a empresa foi extinta para ser criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade. Esse nobre Edil ressalta que “O trabalho, qual seja ele, é a forma primordial pelo qual o homem, além de conseguir o sustento de sua família dignifica suas atitudes perante a sociedade. O trabalho é um dos caminhos principais através do qual o homem escreve nesta terra a sua trajetória com vistas a legar aos seus pósteros um exemplo de dedicação e de esforço. Por esse motivo, todo trabalhador merece o respeito e o reconhecimento pela atividade que exerce, posto que é seu meio de sobrevivência, onde coloca seus dons a serviço de toda uma coletividade”. Dentre essas atividades merece o reconhecimento uma que na correria de nossas atividades e com a nossa consequente distração, aparentemente, passa despercebida aos nossos olhos: a dos varredores de rua ou garis como são mais conhecidos. Abnegados em seu afã diário, são responsáveis por manter limpas as nossas residências e cidades com coleta do lixo, favorecendo a convivência e a manutenção da ordem e da saúde pública. Portanto nada mais justo do que, através desta Casa, que representa a população Arujaense, externa o nosso vivo reconhecimento a esses abnegados profissionais que, no dia a dia de seu trabalho, colaboram decisivamente para a manutenção da limpeza e ordem pública, tornando nossos dias melhores.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
MOÇÃO DE APLAUSOS AOS VARREDORES DE RUA - GARI 2 .docx 21/11/2018 79,6 KB

Tramitações

2

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Secretaria Municipal de Serviços

Envio: 28/11/2018

Objetivo: Encaminhada

Complemento: Encaminhada através do ofício nº 940/2018 ao prezado senhor Leandro Franco Larini (Secretário)

Documento vinculado: Ofício Administrativo Nº 940/2018

Resposta: 28/11/2018

Resultado: Recebido

1

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Plenário

Envio: 21/11/2018

Objetivo: Plenário - Leitura, Única Discussão

Resposta: 21/11/2018

Resultado: Aprovado

Complemento: 79ª Sessão Ordinária

Documentos Relacionados

Documento Data Assunto Arquivos
Ofício Administrativo Nº 940/2018 22/11/2018 Encaminha moção de aplausos nº 109/2018.
Autoria: Gabinete da Presidência

Documentos de Sessão

Documento Sessão Data Fase
Pauta 79ª Sessão Ordinária de 2018 21/11/2018 Leitura, Unica Discussão

Votações

79ª Sessão Ordinária de 2018

Votação: Simbólica

Fase: Leitura, Unica Discussão

A favor: 14

Ausentes: 1

Resultado: Aprovado

Voltar

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!