Requerimento Nº 1750/2018
Data: 03/12/2018
Processo: 16883/2018
Situação: Aprovado
Regime: Ordinário
Autoria: Luiz Fernando Alves de Almeida
Assunto: Atrasos recorrentes dos médicos no Pronto Atendimento Central.
Texto: Considerando que este vereador tem recebido demandas recorrentes sobre o atraso e falta de médicos na troca de plantão no Pronto Atendimento Central do Município; Considerando que na quarta-feira, dia 28 de novembro, este vereador foi acionado por munícipes que estavam aguardando atendimento no PA Central e foram informados que os médicos que deveriam assumir o plantão não haviam chegado, prejudicando o atendimento; Considerando que, presente no local, este vereador apurou que o Dr. Felipe Nunes Câmara CRM 193872 chegou ao seu plantão aproximadamente às 21h e 30min, com quase 2h de atraso e que a Dra. Thallita Isabelle Cordeiro Barbosa, CRM 196246, sequer apresentou-se ao plantão de sua responsabilidade; Considerando que em 29 de novembro este vereador foi novamente acionado pelos munícipes que aguardavam atendimento e relataram a falta de médicos, e dirigindo-se ao local apurou que o médico que deveria assumir o plantão atrasou-se cerca de 2h do horário marcado; Considerando que em 02 de dezembro mais uma vez este vereador foi acionado e esteve presente no Pronto Atendimento Central para averiguar a ausência de médicos no plantão. Constatou que, na troca de plantão por volta das 19h, dois médicos, sendo um clínico geral e uma pediatra, apenas chegaram aproximadamente às 19h e 40min. Os médicos que não estavam presentes no horário em que deveriam assumir o plantão eram Dr. Willian Alves dos Santos Peçanha CRM 149503 e Dra. Vera Lucia Nogueira Rainho Prado CRM 44478. Verificamos que, mesmo tendo chegado às 19h40min o Dr Willian A. S. Peçanha procedeu à marcação do ponto às 19h como se lá estivesse. Considerando que os frequentes atrasos causam prejuízos, podendo acarretar inclusive em danos maiores; Considerando que o artigo 9º o Código de Ética Médica prevê que deixar a atividade do plantão, mesmo ao final do período de trabalho, sem render o plantão ao próximo profissional médico que o substituirá, é caracterizado como abandono de plantão podendo implicar pena nos âmbitos civil, criminal e ético; REQUEIRO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal José Luiz Monteiro, que informe por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do prazo estabelecido na Lei Orgânica municipal o que segue: 1) Como a Secretaria Municipal de Saúde tem tratado o problema recorrente de atraso de médicos na assunção dos plantões do Pronto Atendimento Municipal? 2) Quais as providências e sanções que estão sendo impostas à Organização Social responsável pela gestão dos Pronto Atendimentos Municipais? 3) Como está sendo glosado o pagamento à Organização Social responsável vez que não estão sendo cumpridos os horários de atendimento médico no Pronto Atendimento do Centro, ante os atrasos e ausências dos médicos conforme relatado? Apresentar os comprovantes de pagamento com os devidos descontos efetuados em razão do descumprimento das horas contratadas.
Justificativa: Tal informação é necessária para que o vereador possa acompanhar o procedimento que o Poder Público está tomando quanto ao descumprimento das horas de atendimento previstas no contrato de gestão assinado com a organização social responsável pela gestão dos Prontos Atendimentos do município.
Tipo | Descrição | Extensão | Data | Tamanho |
---|---|---|---|---|
48 - Requerimento Saúde PAM C | .doc | 03/12/2018 | 114,5 KB |
Tramitações
Remetente: Gabinete da Presidência
Destinatário: José Luiz Monteiro - "Dr. Zé Luiz Monteiro"
Envio: 11/12/2018 - Prazo: 26/12/2018
Objetivo: Encaminhada
Complemento: Encaminhado por meio de ofício nº 966/2018
Documento vinculado: Ofício Administrativo Nº 966/2018
Resposta: 21/12/2018
Resultado: Resposta de requerimento
Documento vinculado: Correspondência Recebida Nº 405/2018
Remetente: Gabinete da Presidência
Destinatário: Plenário
Envio: 03/12/2018
Objetivo: Plenário - Leitura, Única Discussão
Resposta: 05/12/2018
Resultado: Aprovado
Complemento: 81ª Sessão Ordinária
Documento | Data | Assunto | Arquivos |
---|---|---|---|
Ofício Administrativo Nº 966/2018 | 06/12/2018 |
Encaminha as indicações de nº 3.043 a 3.092/2018 e os requerimentos de nº 1.740 a 1.759/2018.
Autoria: Gabinete da Presidência |
|
Resposta Nº 1 ao Requerimento Nº 1750/2018 | 21/12/2018 |
Resposta ao Requerimento Nº 1750/2018 - Atrasos recorrentes dos médicos no Pronto Atendimento Central.
Autoria: Poder Executivo - Prefeitura Municipal de Arujá |
Documento | Sessão | Data | Fase |
---|---|---|---|
Pauta | 81ª Sessão Ordinária de 2018 | 05/12/2018 | Leitura, Unica Discussão |
Votações
Votação: Simbólica
Fase: Leitura, Unica Discussão
A favor: 13
Ausentes: 2
Resultado: Aprovado