Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  



Data: 29/10/2014

Processo: 14526/2014

Situação: Rejeitado

Regime: Ordinário

Autoria: Sebastião Vieira de Lira

Assunto: CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE BANCO DE LEITE HUMANO NO MUNICÍPIO DE ARUJÁ.

Texto: Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, após deliberação favorável do Egrégio Plenário em conformidade com a L.O.M., que determine ao setor competente dessa Prefeitura, para que providencie estudos, visando criação e implementação de banco de leite humano na busca de melhorar a qualidade da saúde das crianças do nosso município e a fim de evitar eventual desperdício de leite materno que é alimento mais do que necessário aos recém-nascidos.

Justificativa: O estudo cientifico sobre a necessidade de que haja amamentação pois, que fortalece a saúde da criança, evitando desperdício de leite humano e preservando-o adequadamente para redistribuição quando e onde for preciso. É sabido que o leite materno é alimento essencial para a saúde das crianças, porem há mulheres que não são capazes de produzir quantidade de leite suficiente para a amamentação de seu filho. Por outro lado, há mulheres cuja capacidade de produção de leite supera a necessidade de amamentação de seus filhos, obrigando a, após a retirada do leite, joga-lo fora. Em 1998, por iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e da Fundação Osvaldo Cruz, foi criada a Rede Brasileira de Bancos de leite Humano, cujo objetivo é promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil. Segundo estudos, o leite humano tem 250 fatores de proteção já comprovados, enquanto o leite artificial ou formulado possui zero. Por isso o leite humano é fundamental no tratamento de bebês de alto risco internados em hospitais. O que se pretende com o presente trabalho legislativo é que seja criado em nosso município, local seguro e adequado para coleta, armazenamento e distribuição do leite humano, para que, principalmente recém-nascidos de alto risco possam receber o alimento extremamente necessário. Tendo em vista a criação do Banco de Leite Humano, uma necessidade para, ao mesmo tempo, evitar desperdício e salvar vida o que é ato louvável e anseio de todos é que por ser em fim de contas um desejo de todos, conto, com apoio integral na aprovação desta indicação.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
- 179 .doc 30/10/2014 146 KB

Tramitações

2

Remetente: Presidente

Destinatário: Plenário

Envio: 03/11/2014

Objetivo: Plenário - Discussão Única

Resposta: 03/11/2014

Resultado: Rejeitado

1

Remetente: Sebastião Vieira de Lira

Destinatário: Presidente

Envio: 30/10/2014

Objetivo: Presidência - Despachar

Resposta: 30/10/2014

Resultado: Encaminhar para o Plenário

Documentos de Sessão

Documento Sessão Data Fase
Expediente 76ª Sessão Ordinária de 2014 03/11/2014 Discussão Única

Votações

76ª Sessão Ordinária de 2014

Votação: Simbólica

Fase: Discussão Única

A favor: 7

Contra: 0

Abstenções: 8

Ausentes: 0

Resultado: Rejeitado

Voltar

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!