Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  



Data: 04/03/2021

Processo: 18353/2021

Situação: Encaminhada

Regime: Ordinário

Quórum: Maioria simples

Classificação: Não Especificada, Anteprojeto

Autoria: Cristiane Araujo Pedro de Oliveira

Assunto: Anteprojeto de Lei que ‘’Dispõe sobre a isenção do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos municipais para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no âmbito do município de Arujá e dá outras providências”

Texto: Estudos comprovam que os principais motivos de manutenção do vínculo familiar com o agressor estão relacionados a um perfil emocional caracterizado pela culpa, baixa autoestima e, principalmente, dependência econômica. Por conta da violência sofrida, muitas mulheres podem se encontrar desamparadas e sem recursos financeiros. Assim, essa isenção nas taxas dos concursos públicos municipais, motivaria ao estudo e ao crescente índice de inscrições por essas mulheres, para concorrer as vagas disponibilizadas a fim de conquistarem a estabilidade financeira, não se vendo obrigadas a se sujeitarem novamente ao agressor, por falta de independência ou falta de condições para prover um novo lar. Da mesma forma quem sofreu com assédio em seu ambiente de trabalho e por conta disso, encontra-se desempregada ou com rendimentos menores, é uma forma de compensá-las com uma nova oportunidade em Arujá. Ao criar as condições para que essas mulheres tenham acesso aos concursos, poderemos promover a reintegração social e emocional das vítimas. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou estudos ao longo dos anos e aponta que, em 68% dos casos registrados pela Central de Atendimento à Mulher (180), o agressor é o marido, namorado ou companheiro da vítima. Mostra ainda que 44% das mulheres atendidas tinham algum tipo de dependência financeira em relação ao agressor.

Justificativa: ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, que avalie para dar andamento na proposta de Projeto de Lei, que visa colaborar com a recolocação profissional de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.


Tramitações

2

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Luis Antonio de Camargo - "Dr. Luis Camargo"

Envio: 09/03/2021

Objetivo: Encaminhada

Resposta: 09/03/2021

Resultado: Recebido

Documento vinculado: Ofício Administrativo Nº 49/2021

1

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Plenário

Envio: 08/03/2021

Objetivo: Plenário - Votação

Complemento: 6ª Sessão Ordinária

Resposta: 08/03/2021

Resultado: Aprovado

Documentos de Sessão

Documento Sessão Data Fase
Pauta 6ª Sessão Ordinária de 2021 08/03/2021 Votação

Votações

6ª Sessão Ordinária de 2021

Votação: Simbólica

Fase: Votação

A favor: 12

Resultado: Aprovado

Voltar

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!