Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  



Data: 19/05/2021

Processo: 18490/2021

Situação: Encaminhada

Regime: Ordinário

Quórum: Maioria simples

Classificação: Apelo

Autoria: Reynaldo Gregório Junior

Assunto: Moção de Apelo ao Senado Federal do Brasil.

Justificativa: A enfermagem e suas atividades auxiliares, categorias de profissionais abnegados, que colocam em risco a própria saúde para salvar vidas de outras pessoas, surpreenden-temente continuam absolutamente desvalorizadas por to-do o Brasil. O reconhecimento popular da importância dessas categorias, infelizmente, não corresponde a remu-nerações dignas. É essa incoerência que este projeto pre-tende corrigir. A Constituição Federal determina no inciso V, do art. 7º, que é direito dos trabalhadores o “piso salarial proporcio-nal à extensão e à complexidade do trabalho”. No entanto, só no estado do Espírito Santo, o salário médio de Enfer-meiros é inferior a dois salários mínimos. Técnicos, Auxili-ares de Enfermagem e Parteiras, têm remunerações ainda mais baixas. Esse injusto cenário não é muito diferente na maioria dos estados brasileiros. A proposta de piso salarial nacional para Enfermeiros tem por referência o sétuplo do atual salário mínimo. Técnicos de Enfermagem perceberão mensalmente pelo menos 70% desse valor referencial e Auxiliares de Enfermagem e Parteiras, 50%. A fixação do piso salarial nacional a profissionais da en-fermagem e das atividades auxiliares é um reparo im-prescindível de ser feito. É preciso lembrar que na carreira da saúde a disparidade salarial é evidente e marcante, basta comparar a remuneração de Médicos com a de En-fermeiros. Vale lembrar ainda que, enquanto o mundo enfrenta o maior desafio sanitário deste século, o valor dos profissio-nais da saúde ficou ainda mais explícito e inquestionável. Pessoas de diversos países passaram a sair nas janelas e a aplaudir os verdadeiros heróis, aqueles que se colocam em risco diariamente para salvar vítimas da Covid-19. Este projeto, portanto, é a melhor homenagem que po-demos fazer a esses profissionais. É por essa razão que peço o apoio dos ilustres Pares na aprovação da sobrescri-ta Moção de Apelo. Plenário Vereador João Godoy, 19 de Maio de 2021. Vereador Reynaldo Gregório Junior Reynaldinho

Texto: REQUEIRO a Douta Mesa, após deliberação favorável do Egrégio Plenário, que faça consignar nos anais desta casa de leis, uma Moção de Apelo ao Senado Federal para urgente aprovação do Projeto de Lei 2564/2020.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
MOC¸A~O DE APELO PL 2564 .docx 19/05/2021 77,4 KB

Tramitações

2

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Senado

Envio: 01/06/2021

Objetivo: Encaminhada

Documento vinculado: Ofício Administrativo Nº 159/2021

Resposta: 21/07/2021

Resultado: Recebido

1

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Plenário

Envio: 24/05/2021

Objetivo: Plenário - Leitura, Única Discussão

Complemento: 17ª Sessão Ordinária

Resposta: 24/05/2021

Resultado: Aprovado

Documentos de Sessão

Documento Sessão Data Fase
Pauta 17ª Sessão Ordinária de 2021 24/05/2021 Leitura, Unica Discussão

Votações

17ª Sessão Ordinária de 2021

Votação: Simbólica

Fase: Leitura, Unica Discussão

A favor: 14

Resultado: Aprovado

Voltar

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!