Notícias
11 junho 2021
ALERTA DE GOLPE: página clonada da Câmara promove campanha falsa pedindo doações
Evento para suposta arrecadação de recursos para pacientes com Covid-19 é golpe; Polícia Civil investiga o caso
Uma campanha falsa de arrecadação de recursos para o “tratamento de pacientes com Covid-19” está sendo promovida na plataforma Facebook através de uma fanpage que utiliza indevidamente o nome e imagem da Câmara Municipal de Arujá. O caso é apurado em inquérito da Polícia Civil.
A Câmara Municipal de Arujá não solicita informações pessoais ou pagamentos aos munícipes. A página que promoveu a campanha é falsa (endereço: /camaraaruja), o que indica se tratar de possível golpe promovido por estelionatários.
“Trata-se de mais um ataque covarde, que claramente visa prejudicar as pessoas explorando sua solidariedade em meio a uma crise sanitária e social sem precedentes”, lamentou o presidente da Casa de Leis, Gabriel dos Santos (PSD), que acrescentou já ter tomado todas as medidas cabíveis para identificação de responsabilização dos culpados.
Segundo o Departamento de Crimes Cibernéticos, da Polícia Civil de São Paulo, já há um inquérito em andamento para identificação dos administradores das páginas falsas.
Páginas clonadas
As mídias sociais da Câmara Municipal de Arujá estão sob ataque de golpistas. Uma falsa fanpage foi criada no Facebook em 1º de fevereiro (/camaraaruja), contando atualmente com 35 seguidores, e um perfil igualmente fraudulento foi registrado no Instagram como @cmaaruja – que já conta com alarmantes 536 seguidores. Há indícios de ação coordenada e criminosa, uma vez que os administradores compartilham conteúdos originalmente publicados nos perfis oficiais como sendo deles.
Repúdio
Lamentavelmente, as denúncias à ação dos criminosos não têm surtido efeito junto ao Facebook. Passado um mês da retirada do ar da página oficial da Câmara de Arujá – e feitas inúmeras denúncias à página clonada – a rede social ainda não adotou nenhuma medida efetiva para corrigir o erro e proteger seus usuários.
O Departamento de Comunicação da Casa de Leis seguirá monitorando a situação e reportando os desdobramentos da fraude às autoridades policiais.
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.23 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!