Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


04 novembro 2025

Câmara de Arujá concede Título de Cidadão Arujaense a três personalidades em sessão dupla

Padre Antônio Maria, a ex-vereadora Magnólia Maria da Silva e o cerimonialista João Batista da Silva foram homenageados pelo Legislativo


Em sessão dupla realizada na noite de segunda-feira (03/11), a Câmara Municipal de Arujá aprovou três Projetos de Decreto Legislativo que concedem o Título de Cidadão Arujaense a personalidades com forte vínculo com a cidade: Magnólia Maria da Silva, João Batista da Silva e o padre Antônio Maria. As homenagens foram propostas pelo vereador Divinei da Silva (PSD) e aprovadas por unanimidade pelos parlamentares.

Natural de Itati (BA), Magnólia Maria da Silva Santos mudou-se ainda jovem para São Paulo e chegou a Arujá em 1982, estabelecendo-se no bairro Parque Rodrigo Barreto, onde se tornou referência de luta e superação. Foi a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Arujá, eleita em 1988, e destacou-se pela atuação nas áreas de saúde, educação e assistência social. Em sua trajetória parlamentar, presidiu comissões e apresentou projetos relevantes, como a criação de Centros de Educação Infantil.

Conhecido nacionalmente por sua trajetória como sacerdote e cantor, o padre Antônio Maria (Antônio Moreira Borges) nasceu no Rio de Janeiro, em 1945, e foi ordenado em 1976. Com mais de quatro décadas dedicadas ao sacerdócio, o religioso é reconhecido pelo trabalho social com crianças e pela evangelização por meio da música. Fundador de comunidades religiosas e centros de acolhimento, reside em Jacareí (SP), onde mantém o Mosteiro Ain Karim.

Já João Batista da Silva é nascido em São Paulo e criado em Arujá desde os dois anos de idade. Descrito no projeto como

“morador histórico” do Parque Rodrigo Barreto, iniciou sua trajetória ainda criança na Guarda Mirim e no então Pró-Menor, onde hoje atua como diretor do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente – CCCA Centro. Formado em Tecnologia da Informação e licenciado em História, João também é cerimonialista reconhecido por sua atuação em eventos oficiais e educador dedicado. É pós-graduado em Assistência Social e Gestão de Pessoas e define sua vida como uma jornada de superação e amor a Arujá.

Proposituras

Na Ordem do Dia, o plenário aprovou oito projetos de lei em segunda discussão, sendo sete de autoria dos vereadores. Entre os textos, um substitutivo ao Regimento Interno institui a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas sessões ordinárias da Câmara. Também foram apreciados e mantidos três vetos do Executivo a projetos de lei aprovados anteriormente: foram completamente vetados os projetos que instituem a "Semana Municipal do Brincar", a "Semana Municipal de Cultura Cristã Evangélica" e o “Dia Municipal de Combate ao Crime”.

Durante o expediente, o Legislativo aprovou duas moções de congratulação: uma de agradecimento à Way House Church, pelos oito anos de fundação e atuação comunitária, e outra de parabenização à Família Oliveira, pela tradicional Romaria à Basílica de Aparecida.

A íntegra das sessões está disponível no canal oficial da Câmara no YouTube.

 




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!