Notícias
10 julho 2025
Câmara homenageia equipe da Maternidade Dalila Ferreira Barbosa
Profissionais foram parabenizados por programa de atendimento humanizado a pacientes que enfrentam luto parental
Na Sessão Ordinária de 30 de julho, a Câmara Municipal de Arujá aprovou a Moção nº 60/2025, que presta homenagem à equipe da Maternidade Dalila Ferreira Barbosa pelo trabalho realizado com o Projeto Manada.
A iniciativa, voltada ao acolhimento e apoio a pacientes em situação de luto pela perda gestacional, recebeu elogios dos parlamentares, que destacaram a sensibilidade e o comprometimento da equipe da maternidade. A moção foi proposta pelos vereadores Divinei da Silva (PSD), Profª Cris (PSD), Professor Danilo (PSD), Juvenildo Barboza (PP) e Tiago Ursão (MDB). O reconhecimento foi estendido à superintendente Priscila Franco Araújo, à coordenadora assistencial Leiliane Chagas e à colaboradora Débora Doreto, pelo empenho na condução do projeto.
Também foi declarado apoio à iniciativa da Maternidade Dalila através das falas dos parlamentares. O vereador Professor Danilo destacou que “não é sobre status e nem sobre holofotes, é sobre saber fazer e fazer bem feito”, disse ao parabenizar a equipe da maternidade.
Juvenildo Barboza expressou alegria ao citar a sua participação na moção: “Fico imensamente feliz em participar dessa moção e estar presente no dia da inauguração do espaço, mas principalmente por saber que hoje existe um ambiente apropriado para atender mães que perdem os filhos”. Enquanto isso, Divinei afirmou que: “O Projeto Manada é de suma importância para as mulheres que passam pela perda gestacional”, disse Divinei.
Emocionada, a presidente da Casa, Profª Cris, se disse feliz por saber que agora, de forma pioneira, Arujá tem um protocolo humanizado de atendimento às mães que saem da Maternidade sem seus bebês.
Projeto Manada
Instituído com base na Lei do Luto Parental (Lei Federal nº 15.139/25), o Projeto Manada estabelece um protocolo de atendimento humanizado, oferecendo formas de acolhimento às mães internadas que enfrentam a perda do bebê em qualquer fase da gestação ou no período neonatal. Também contempla mães que optaram, de forma voluntária, pela entrega para adoção.
Entre as ações do projeto estão a capacitação contínua dos profissionais de saúde e a criação de ambientes de internação diferenciados, identificados com a imagem de um elefante. O símbolo faz referência aos elefantes asiáticos, conhecidos por carregarem seus filhotes mesmo após a morte, em um gesto de amor, dor e respeito.
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.39 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!