Notícias
03 outubro 2022
Censo 2022: coleta de dados avança em Arujá
Arujá tem 167 regiões censitárias; trabalho foi concluído em 22% do território
Os técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), resp0nsáveis pela coleta dos dados do Censo 2022 em Arujá, estiveram em reunião no Legislativo no último dia 23/9 para falar sobre o andamento dos trabalhos no Município.
Até aquela data, a coleta de dados havia sido concluída em 22,2% dos 167 setores censitários de Arujá. Em outros 44,3% o trabalho estava em andamento e em 33,5% ainda não havia sido iniciado.
Assim como em outras cidades do País, os recenseadores vêm enfrentando a resistência das pessoas em fornecer informações. “Algumas famílias que recebem o Auxílio Brasil, por exemplo, ficam inseguras em fornecer dados sobre o número de pessoas que moram no domicílio por receio de perder o benefício; outros desconfiam de quem terá acesso aos dados. Mas na realidade o questionário é sigiloso”, ressaltou o coordenador regional do Censo 2022, Vitor Kenzo Corregliano.
Ele pediu apoio dos vereadores para auxiliar no contato com os condomínios – onde há maior dificuldade em encontrar as pessoas durante o horário da coleta de dados – e deu várias orientações para identificação do recenseador a fim de tranquilizar as pessoas. “Nossos recenseadores estão uniformizados e é possível checar pelo site do IBGE se a pessoa está realmente a serviço do instituto”, informou.
O IBGE tem tentado ampliar a comunicação direta nas cidades principalmente para combater as notícias falsas sobre o Censo 2022 e demonstrado como os dados são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas. Até mesmo o monitoramento dos recenseadores tem auxiliado no mapeamento de estradas rurais do País.
Em Arujá, o IBGE tem contado com apoio total das instituições – Prefeitura e Câmara – para garantir o andamento adequado dos trabalhos. E a cidade foi elogiada pelos técnicos.
Também participaram da reunião os vereadores Luiz Fernando (PSDB) e Vinícius Pateta (Rede) e os demais integrantes da equipe do IBGE: Thiago Carvalho Bayerlein, coordenador de área; Sérgio Gabriel da Silva, coordenador de subárea; Felipe Demori Gonçalves, agente censitário municipal e Débora Brandão da Silva, agente censitário administrativo e de informática.
Para mais informações sobre o andamento do Censo em Arujá, clique aqui.
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.23 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!