Notícias
11 março 2022
Com agenda unificada, Arujá reforça rede de proteção à mulher
Sessão Solene e Ação Integrada na praça marcam 8 de março
Com uma ação articulada, Arujá celebrou o 8 de março – Dia Internacional da Mulher – ressaltando a importância da Rede Integrada de Proteção às Mulheres e a união de entidades, associações, conselhos e órgãos de defesa dos direitos da mulher na organização de uma agenda efetiva de enfrentamento à violência doméstica.
Em Sessão Solene realizada no Legislativo, presidida pela vereadora e Procuradora Especial da Mulher, Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, ela destacou a importância da criação da Procuradoria na Câmara Municipal como espaço de organização de ações. “Uma das principais funções da Procuradoria é articular e propor políticas públicas de defesa dos direitos das mulheres”, pontuou.
Cris do Barreto também ressaltou, ao apresentar um vídeo da ONU Mulheres sobre Empoderamento Feminino, a necessidade de a mulher assumir o controle de sua vida, rompendo com o ciclo de violência e indicou mulheres de destaque na história como forma de inspirar outras mulheres. “O tema do nosso 8 de março é o empoderamento e como nós, mulheres, unidas, podemos mudar os rumos da nossa história e da história de nossa cidade”.
Delegada titular da Delegacia da Mulher de Arujá, Vanessa Chagas, afirmou que a violência doméstica não se combate apenas com as forças policiais, mas também com a atuação conjunta das secretarias, do Conselho da Mulher e de outros organismos da sociedade. Ela fez questão de ressaltar que apesar de, lamentavelmente, terem sido registrados dois feminicídios na cidade, os dois acusados estão presos e serão julgados.
Também convidado a compor a mesa, o prefeito Luis Antonio de Camargo (PSD), o Dr. Camargo, conclamou toda a sociedade a lutar contra o machismo e repudiou a fala do deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei (Veja também a repercussão da fala do deputado na Sessão Ordinária de 7/3). Ele prestou homenagem a sua esposa, a primeira-dama do Município, Clau Camargo.
Visivelmente emocionado, o presidente da Câmara de Arujá, Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho, homenageou sua mãe e anunciou a instalação da sala da Procuradoria da Mulher na Casa Legislativa e a criação de uma Galeria Lilás com as fotos das mulheres que integraram o Poder Legislativo.
Além de secretários municipais, representantes de entidades sociais, agentes públicos, ainda participaram da solenidade os vereadores João Luiz Soares (PSD), Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), Uelton de Souza Almeida (PSDB), GCM Uelton; Vinícius Henrique Alberto Bernardo (Rede), o Vinícius Pateta; Jean Mark Gonçalves Pereira (PDT), o Jean da Padaria; Divinei da Silva (PL), José Genilson da Silva (PT), o Genilson Moto; Rafael Santos Laranjeira (Rede); Samoel Maia de Oliveira (Republicanos), o Pastor Samoel Maia; e Roberto Duarte Daniel (Pode), o Renan de Arujá.
A Rede ainda organizou ação na Praça, onde as mulheres puderam ser atendidas pela GCM e pela OAB, entre outras.
A íntegra da Sessão está disponível no YouTube.
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.23 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!