Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


03 outubro 2024

Eleições 2024: o que você precisa saber para votar no domingo

Veja as principais orientações para votar com consciência e tranquilidade


Domingo, 6 de outubro, será dia de eleições municipais e quase 156 milhões de brasileiros irão às urnas em 5.569 cidades do País para eleger ou reeleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Em Arujá, 69.543 cidadãs e cidadãos estão aptos a votar nas 213 seções eleitorais distribuídas pela cidade. (Veja onde fica cada uma delas na tabela abaixo).

Há dois postulantes ao cargo de prefeito e 160 candidatos (as) disputando uma das 15 cadeiras da Câmara Municipal.

De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Arujá, Denise Maria Scaranelli, foram registradas 166 candidaturas, incluindo as de prefeito e vice-prefeito. Das candidaturas a vereador, cinco foram indeferidas pela Justiça Eleitoral, sendo que quatro seguem em fase de recurso. Nesse caso, os nomes dos candidatos constarão nas urnas. Um candidato renunciou.

Segundo ela, a expectativa é que as eleições transcorram com tranquilidade. “Os servidores da 335ª Eleitoral (de Arujá) vêm trabalhando na preparação das eleições com a convocação e treinamento dos mesários e a organização do material que será disponibilizado às seções”, explicou.

Em relação a segurança, as unidades da Polícia Militar atuarão em apoio à Justiça Eleitoral em todo o Estado de São Paulo para “garantir a integridade dos trabalhos”, ressaltou Denise.

Em 2020, o Cartório de Arujá recebeu 126 denúncias de irregularidades.  Neste ano, foram 27, até agora.

Dicas

A chefe do Cartório Eleitoral também listou dicas importantes para os eleitores a fim de assegurar que todos exerçam seu direito de forma plena e sem surpresas desagradáveis, como ir à seção errada ou esquecer o documento.  Então confira como se preparar para votar com tranquilidade:

  • Escolha seu candidato com antecedência. Se você ainda não decidiu em quem votar, entre no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e confira a lista dos candidatos. Para quem é candidato à reeleição ou já participou de algum pleito, o site traz informações sobre a aprovação das contas eleitorais.
  • Leve sua colinha. É permitido levar uma colinha (pode ser o “santinho” do candidato) ou uma anotação pessoal à cabine para facilitar a votação.
  • Fique atento à ordem de votação: primeiro você votará para vereador – e terá de digitar cinco dígitos. Caso você queira votar apenas no partido, terá de digitar apenas dois números. Em seguida, votará para prefeito, cujo número tem apenas dois dígitos também.
  • Cuidado para não perder a hora: as seções eleitorais ficarão abertas das 8h às 17h.
  • Leve um documento. Para votar é preciso apresentar um documento oficial com foto. Mas se você tem o aplicativo e-Título e nele já consta a sua fotografia, poderá votar utilizando o mecanismo digital.
  • Consulte sua secção antes da votação. Para consultar sua seção eleitoral, basta ver a tabela abaixo. Mas os dados também estão disponíveis no Portal do TSE: basta acessar o site, clicar em Serviços eleitorais, no menu lateral, e depois no link Local de Votação. É preciso digitar número do título ou CPF, nome da mãe e data de nascimento.
  • Quer treinar antes de votar? Sim, isso é possível. Você pode simular seu voto no Portal do TSE. A página ainda conta com explicações em áudio e libras, além de candidatos fictícios para fins didáticos e para melhor aprendizagem.

Pode ou não pode?

Não pode: fazer boca de urna no dia das eleições, assim como utilizar alto-falantes, amplificadores de som ou promover comícios, carreatas ou publicar propaganda paga nas redes.

Pode: usar bandeiras, broches, adesivos, camisetas e outros adornos dos candidatos, como forma de manifestação de sua preferência.

Desinformação

Um dos desafios das eleições é o combate às notícias falsas. Por isso, antes de compartilhar uma informação, verifique se é verdadeira ou não. Acesse a página Fato ou Boato.

Além disso, você pode contar com um canal de denúncia o SOS Voto que recebe relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral.

Mais informações ou dúvida, acesse o site da Justiça Eleitoral, clicando aqui.

Teste

No último dia 30/9, o Cartório Eleitoral realizou testes nas urnas eletrônicas na presença de representantes da sociedade civil, entidades sociais, associações de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e de partidos políticos. A cerimônia foi presidida pelo juiz eleitoral José Henrique Oliveira Gomes e acompanhada pelo promotor eleitoral Rafael de Paula Albino Veiga. Os dois são responsáveis pelas eleições em Arujá.

Boas eleições!

 

 

 

 

 




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!