Notícias
13 junho 2022
Em dia homenagem, mulheres reivindicam Legislativo “forte e feminino”
Durante inauguração da Galeria Lilás, ex-vereadoras chamaram a atenção para a pouca representatividade feminina no Legislativo
Mulheres homenageadas na Câmara de Arujá pela atuação como parlamentar ao longo da história do Município reivindicaram um legislativo “forte e feminino” e conclamaram a sociedade a eleger mais mulheres a fim de superar a desigualdade de gênero na política.
As 12 mulheres que já representaram ou representam Arujá no Parlamento tiveram suas fotos reunidas em um grande painel – denominado Galeria Lilás - instalado no Hall Mirandy Ferreira Magalhães. A cerimônia de inauguração que reuniu cerca de 60 pessoas na Casa Legislativa foi realizada na sexta-feira (10/6).
“É um grande orgulho ter compartilhado o mandato com vereadoras tão combativas e persistentes. Arujá já teve destaque nacional por conta da nossa atuação e foi precursora da Associação das Vereadoras do Estado de São Paulo”, relembrou a Soraia Maria Garcia Nasser, vereadora por três mandatos – 1993 a 1996 (8ª Legislatura); 1997 a 2000 (9ª Legislatura) e 2001 a 2004 (10ª Legislatura).
Em seu discurso, ela ainda salientou a importância de um Legislativo “forte e lutador”. “Nesse momento em que nossa democracia está ameaçada como pode existir uma Casa de Leis sem luta, sem debate, sem diversidade? Que essa Galeria sirva de exemplo e de referência para que todas as mulheres façam parte da política”, conclamou.
No mesmo tom, Ana Cristina Poli, detentora de seis mandatos como vereadora, pontuou: “Mulher entende o problema de outra mulher. Lutamos por igualdade, por vagas em creches Essa é uma justa homenagem, pois consolidamos um trabalho e plantamos uma semente”.
Angelina Pedro Paulo Sanches admitiu sua saudade dos tempos de vereança e disse que as mulheres deixaram sua marca. “A cidade me eternizou. Até hoje, me chamam de vereadora. Não foi fácil, mas valeu a pena”.
“Tivemos uma legislatura com cinco vereadoras, foi um momento ímpar. Tenho de agradecer a todas as vereadoras e a população pela confiança. Vocês não fazem ideia da alegria que estou sentindo”, disse emocionada a ex-vereadora Magnólia Maria da Silva Santos, que integrava a 10ª Legislatura na qual foram eleitas cinco mulheres.
Vera Lúcia dos Santos, bastante emocionada, também falou sobre as dificuldades de participar de uma eleição e de que “chegou onde queria com muita luta”. Ariane Luongo Luz também não conseguiu conter a emoção ao falar que pouco depois do nascimento de sua filha disse ao seu médico precisar de alta para participar da próxima Sessão de Câmara. “Aprendi muito”, afirmou.
Além do prefeito Luís Antônio de Camargo, o Dr. Camargo, vereadores, secretários de governo e familiares das homenageadas acompanharam a cerimônia.
Ao falar ao público, Ifigênia Maria Luiz de Oliveira disse que discutir a representatividade das mulheres na política é essencial. “A simplicidade e o respeito pelo povo nos fizeram chegar até aqui. Mas a falta de mulheres nessa Casa é muito grande”, salientou ao relembrar sua votação e sua gratidão pela cidade. “Tive mais de 900 votos. Amo essa cidade, conheço todos os seus problemas. Foi essa cidade que me deu oportunidades. Só tenho a agradecer. Estou muito feliz”.
Maria Lúcia de Souza Ribeiro se posicionou em “favor da igualdade entre homens e mulheres no Parlamento” e disse estar feliz por sua foto estar entre as de outras 11 que “ajudaram a construir a cidade de Arujá”. “São todas mulheres fortes, guerreiras e determinadas”, ressaltou.
Já Elaine Benedita Venâncio Queiroz, que atuou como suplente em 2020, questionou: “Somos a maioria dos eleitores, porque não somos maioria na política?”. Para ela, o problema é que as mulheres “não deixam de fazer nada para atuar na política”. Continuam sendo mães, donas de casas, profissionais. “Nós temos de ter coragem para entrar na política. Bem diferente dos homens”, apontou ao reivindicar de forma explícita: “Queremos um Legislativo rosa e lilás. Queremos 15 parlamentares mulheres”.
Cristiane Araújo Pedro de Oliveira, a Profª Cris do Barreto, atual vereadora, encerrou os discursos agradecendo ao presidente da Casa, Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho, aos 14 vereadores que fez questão de ressaltar “a respeitam” e destacando o legado deixado pela presença das mulheres na Câmara de Arujá. “Todas estamos fazendo história e, agora, todos que entrarem aqui nesse Legislativo saberão disso (referindo-se à Galeria Lilás). Espero que tenhamos muito mais mulheres, que eu não seja mais única”, afirmou.
A secretária administrativa Patrícia Oliveira teve seu trabalho lembrado pelas vereadoras e pelo presidente, Abelzinho.
Também participaram do evento, os vereadores Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, Divinei da Silva (PL), José Genilson da Silva (PT), o Genilson Moto; Vinícius Henrique Alberto Bernardo (Rede), o Vinícius Pateta; Gabriel dos Santos (PSD), João Luiz Soares e Roberto Daniel Duarte (Rede), o Renan de Arujá.
Cada foto da Galeria Lilás conta com QR-Code que possibilita o acesso às biografias de cada uma das homenageadas.
Quer saber como foi o evento? Clique aqui e assista.
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.23 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!