Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


03 dezembro 2024

Encontro discute educação cidadã como combate a mudanças climáticas

Evento realizado pela Rede Nacional de Educação Cidadã em SP teve como tema central os efeitos das mudanças climáticas para a sociedade


A educação cidadã como estratégia no combate às mudanças climáticas no Brasil e no mundo foi o tema central do 2º Encontro da Rede Nacional de Educação Cidadã (Enec), realizado em São Paulo no dia 8 de novembro.

O evento reuniu profissionais de educação, agentes políticos, militantes e servidores que atuam na educação legislativa em todo Brasil. Os participantes lotaram as dependências do auditório da Fundação Getúlio Vargas, na capital.

O painel de abertura foi conduzido pelo professor José Bezerra Marinho diretor da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Contas (Abel). Em sua fala, ele trouxe reflexões sobre a importância de uma educação emancipadora em um mundo marcado pela incerteza.

Outros três painéis integraram o encontro:

  • Colapso Climático Iminente: fora da política não há salvação. A mediação foi de João Roncati com a participação de Marcos Sorrentino, Anne Heloise e Sarah Darcie.
  • Pesadelos climáticos, desinformação e falta de informação: casos reais do Brasil e como evitá-lo. A entrevista com Elisa Hartwig e o pastor José Marcos da Silva foi conduzida por Priscila Pacheco.
  • Educação cidadã como esperança: a importância da democracia para a educação ambiental foi o assunto abordado por Dandara Rudsan.

Também houve espaço para a participação do público com o Painel Aberto sobre exemplos de educação ambiental no Brasil.

O encontro ainda discutiu os avanços e os desafios das políticas de enfrentamento aos desastres climáticos e salientou a necessidade de formação política para combater a desinformação e o negacionismo em relação ao clima.

“Não há como o Poder Legislativo, através de suas escolas, como é o caso de Arujá, ignorar o seu papel no debate sobre questões centrais em nossa sociedade como é o caso das mudanças climáticas, que estão causando grandes desastres no Brasil. Por isso é essencial nossa participação nesses encontros. Além de trazer informações novas, a presença nos permite troca de experiências e inspiração para novos projetos”, explicou Silmara Helena, diretora da Escola do Legislativo de Arujá.

O encontro da Rede Enec tornou-se um evento oficial da cúpula do G20 no Brasil e deve ser repetir em 2025. Para saber mais, acesse a página da Rede Enec no Instagram.

 




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!