11 julho 2024

Escola do Legislativo oferece mais 20 novos cursos on-line e gratuitos

O conteúdo pode ser acessado pela página da Câmara; todos os cursos são certificados pela Enap

A Escola do Legislativo da Câmara de Arujá está disponibilizando mais 20 novos cursos on-line e gratuitos para a população. Todos são certificados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e podem ser acessados pelo endereço: www.camaraaruja.sp.gov.br/escola.

A Escola do Legislativo – na modalidade virtual – oferece possibilidade de aprendizado e aperfeiçoamento profissional em 12 áreas: comunicação, desenvolvimento pessoal, direitos humanos, educação, gestão de pessoas, gestão pública, licitações e compras, orçamento público, Poder Legislativo, saúde, tecnologia e inovação e trabalho.

Há novidades, por exemplo, no tema Tecnologia e Inovação com três cursos sobre Inteligência Artificial: A história da IA; Ética na IA e Inteligência Artificial Degenerativa.

“O objetivo é fazer com que nosso público fique sintonizado com as novidades nesse setor e saiba como utilizar essa inteligência da melhor forma”, explicou Lilian Ferraz, secretária acadêmica da Escola e uma das responsáveis pela seleção do curso. “É fundamental ter um olhar para o futuro pois esses processos são irreversíveis”, complementou.

A Escola do Legislativo também está oferecendo opções para quem quer saber mais sobre participação popular. Na aba Poder Legislativo é possível encontrar aulas sobre Gestão Participativa das Cidades, que apresenta formas diferenciadas de atuação da sociedade civil no âmbito da administração pública,  e Controles na Administração Pública, preparado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Outro assunto de impacto e de interesse de uma parte considerável dos brasileiros é o que trata da Previdência – Regime Geral e suas mudanças. “Esse é um tema que mobiliza milhares de pessoas, mas que, a princípio, parece confuso. Ter um curso que possibilite esse aprendizado de forma autônoma é uma oportunidade e uma prestação de serviço de utilidade pública a toda a população”, disse Letícia Margonar, secretária acadêmica da Escola, que sugeriu a inserção do tema.

Ainda há cursos voltados ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à resolução de problemas e gestão de tempo e produtividade – capacidades exigidas pelo mercado de trabalho tanto para profissionais que já atuam como quem está iniciando sua vida profissional e de educação financeira.

A Escola do Legislativo, criada há pouco mais de um ano, oferece atualmente 80 opções de cursos à distância que podem ser feitos de acordo com a disponibilidade de horário do aluno, sem qualquer custo.